Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > a tarde + > CINEINSITE

LISTA

60 anos da ditadura militar: 10 filmes para entender o regime

Brasil ficou por mais de 20 anos sob o regime, até a redemocratização em 1985

Edvaldo Sales

Por Edvaldo Sales

31/03/2024 - 10:21 h | Atualizada em 31/03/2024 - 13:10
“Marighella” narra os últimos anos de vida do ex-deputado Carlos Marighella
“Marighella” narra os últimos anos de vida do ex-deputado Carlos Marighella -

Em 31 de março de 1964 teve início no Brasil uma época em que os militares ficaram no poder, de forma ditatorial. O período é conhecido por historiadores como a “era do chumbo”. A ditadura militar, que completa 60 anos neste domingo, 31, começou com a deposição do então presidente João Goulart. Assim, o país ficou por mais de 20 anos sob o regime, até a redemocratização em 1985.

>>> Marcha que homenageia as vítimas ditadura ocorrerá 1º de abril

Tudo sobre CINEINSITE em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Durante esses anos, os militares no poder alegavam ter, como um de seus grandes objetivos, “combater o comunismo”. Para isso, no entanto, eles foram responsáveis pela prisão, tortura, desaparecimento e até mesmo morte de centenas de opositores ao regime.

A ditadura deixou mais de 400 mortos e 364 continuam como desaparecidos políticos, sem que os familiares ou o governo saibam seu paradeiro ou o de seus corpos. O Brasil também não avançou em determinar o número de camponeses e indígenas vítimas.

Após o regime, diversos filmes passaram a abordar o período e ajudam a entender o que foi a ditadura e os impactos dela na sociedade brasileira. O Cineinsite A TARDE preparou uma lista com 10 desses longas que são essenciais para manter viva na memória a lembrança sobre uma das partes mais repressivas da história do Brasil.

Pra frente, Brasil - 1982

Dirigido por Roberto Farias, “Pra frente, Brasil” foi um dos primeiros filmes a retratar os horrores do tempo do regime militar e mostra a euforia do Brasil em meio a copa de 1970, enquanto prisioneiros políticos eram torturados nos porões da ditadura.

Disponível no YouTube.

Lamarca - 1994

Imagem ilustrativa da imagem 60 anos da ditadura militar: 10 filmes para entender o regime
| Foto: Divulgação

Paulo Betti interpreta o guerrilheiro Carlos Lamarca no longa baseado na biografia do militar e guerrilheiro. Capitão do Exército Brasileiro, ele desertou em 1969 e tornou-se um dos comandantes da Vanguarda Popular Revolucionária.

Disponível no YouTube.

O que é isso, companheiro? - 1997

O filme conta a história do sequestro de Charles Burke Elbrick, embaixador dos EUA no Brasil, em setembro de 1969. A retenção do diplomata foi pensada e executada por integrantes dos grupos MR-8 e da Ação Libertadora Nacional (ALN).

Disponível no Globoplay e no Prime Video.

Zuzu Angel - 2006

No longa, Patrícia Pillar vive a estilista brasileira Zuzu Angel, que teve seu filho, o militante político Stuart Angel Jones, torturado e morto pela ditadura. Sua busca por explicações somente terminou com sua própria morte, em 1976, em um acidente de carro envolvido em circunstâncias suspeitas.

Disponível no Prime Video.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias - 2006

A história se passa em 1970. Mauro é um garoto mineiro de 12 anos que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda, deixando-o com o avô paterno.

Disponível no Globoplay.

Batismo de Sangue - 2007

O filme baseado no livro homônimo de Frei Betto conta a história do convento dos frades dominicanos de São Paulo que, durante a década de 60, apoiou logística e politicamente a Ação Libertadora Nacional, grupo comandado por Carlos Marighella.

Disponível no Globoplay e no Prime Video.

O dia que durou 21 anos - 2012

O documentário aborda a participação do governo dos Estados Unidos no golpe de estado que depôs o presidente João Goulart, em 1964, e detalha sua participação no regime militar brasileiro.

Disponível na Apple TV.

Tatuagem - 2013

Em 1978, um grupo de artistas provoca a moral e os bons costumes policiados pela ditadura militar. Em um teatro/cabaré, localizado entre duas cidades do Nordeste do Brasil, eram realizados os espetáculos da trupe, conhecida como Chão de Estrelas.

Disponível na Netflix e no Prime Video.

Pastor Cláudio - 2018

O documentário traz depoimentos perturbadores sobre o delegado Cláudio Guerra, que afirma ter cometido nove assassinatos a pedido dos militares enquanto atuou pelo SNI (Serviço Nacional de Informações) e pelo Dops do Espírito Santo.

Marighella - 2021

O filme narra os últimos anos de vida do ex-deputado Carlos Marighella. O ponto de partida é sua saída do PCB e opção pela luta armada, quando funda a Ação Libertadora Nacional (ALN). Lançado durante o governo Bolsonaro, o filme foi alvo de diversos ataques da extrema direita.

Disponível no Globoplay e no Prime Video.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

brasil ditadura militar filmes

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
“Marighella” narra os últimos anos de vida do ex-deputado Carlos Marighella
Play

Websérie explora cultura ancestral de aldeia Xukuru-Kariri

“Marighella” narra os últimos anos de vida do ex-deputado Carlos Marighella
Play

Filme do Mamonas Assassinas está disponível; saiba onde assistir

“Marighella” narra os últimos anos de vida do ex-deputado Carlos Marighella
Play

Última temporada de "Dom" chega ao Prime: "Intensa e visceral"

“Marighella” narra os últimos anos de vida do ex-deputado Carlos Marighella
Play

Aviões do Forró rouba a cena no Festival de Cannes; assista

x