CULTURA
"Com a SalCine Salvador será a capital do audiovisual", diz Guerreiro
Presidente da Fundação Gregório de Matos celebrou o lançamento do projeto, idealizado há cerca de 5 anos
Por Felipe Viterbo
Presente no lançamento da SalCine, primeiro plano de desenvolvimento do setor audiovisual para a capital baiana, o presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, falou, na manhã desta quinta-feira, 18, sobre as primeiras movimentações acerca da criação de uma estrutura de fomentação do audiovisual na Bahia.
>>> Salvador ganha primeiro plano voltado para o audiovisual
O diretor teatral e produtor cultural revelou que esteve na Spcine, órgão homólogo da prefeitura de São Paulo, discutindo o projeto da Salvador Filmes juntamente com a atual secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes.
"Hoje é um dia muito especial para mim, porque vejo se concretizar um projeto que eu tenho há mais de 5 anos e que se chamava 'Salvador Filmes'. É uma batalha que a gente vem travando há muito tempo. Eu sempre dizia: o audiovisual, é a bola da vez. Salvador é um polo de audiovisual, Salvador precisa ter uma atenção especial para o audiovisual, para se transformar em um grande polo de desenvolvimento desse setor no Brasil.", ressaltou o presidente da FGM.
Ainda de acordo com o produtor cultural, apesar do SalCine se inspirar em uma história que já existe, um minucioso trabalho tem sido realizado pela atual gestão, na pessoa do secretário da Secult, Fernando Tourinho.
"Fomentar o surgimento, o desenvolvimento de salas de cinema locais são uma prioridade. Mesmo com a televisão, o crescimento do streaming, o ato de assistir um filme em uma sala de cinema é único. Todos nós, que somos apaixonados pelo cinema, sabemos disso. Não é sensacional a gente poder potencializar a experiência de ver um filme coletivamente e depois sentar para conversar sobre? É uma coisa coisa absolutamente genial!", destacou.
Guerreiro afirmou ainda que, além do investimento em salas de exibição e infraestrutura para produções, a SalCine trabalhará para fomentar a cultura cinematográfica nas áreas mais periféricas da cidade.
"A população vai adorar se reunir para bater papo sobre filmes, é uma experiência única reunir 100, 200 pessoas para ver um filme coletivamente. Vamos transformar Salvador em uma grande capital de cultura, no Brasil e no mundo", afirmou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes