Indicado ao Oscar, “Os Rejeitados” é acusado de plágio por roteirista | A TARDE
Atarde > A TARDE + > CINEINSITE

Indicado ao Oscar, “Os Rejeitados” é acusado de plágio por roteirista

Além de Melhor Ator, o longa foi indicado a outras quatro estatuetas

Publicado domingo, 10 de março de 2024 às 13:11 h | Autor: Da Redação
Os Rejeitados acompanha a desventura de um professor mal-humorado
Os Rejeitados acompanha a desventura de um professor mal-humorado -

Creditado por filmes como “Luca”, “As Aventuras de Paddington 2” e “A Vida Eletrizante de Louis Wain”, o roteirista Simon Stephenson acusou a produção de “Os Rejeitados”, filme com cinco indicações ao Oscar, de plágio.

>>> Onde assistir, horário e mais: tudo sobre o Oscar de hoje

Segundo a Variety, Stephenson entrou em contato com o Sindicato de Roteiristas dos EUA (WGA) informando ter encontrado “um problema relacionado aos créditos em um projeto de alto perfil coberto pela WGA”. Na troca de e-mails, Stephenson escreveu: “a evidência de que o roteiro remanescente foi plagiado linha por linha de Frisco é genuinamente esmagadora”.

Stephenson estava se referindo a seu próprio roteiro, Frisco, um drama centrado em um médico infantil de meia-idade, cansado do mundo, e em um paciente de 15 anos de quem ele fica preso cuidando.

“Os Rejeitados”, escrito por David Hemingson e um dos favoritos ao Oscar de Melhor Roteiro Original, é um drama que gira em torno de um professor de internato de meia-idade, cansado do mundo, e o aluno de 15 anos de quem ele fica preso tomando conta.

Em 2013, Frisco era um dos roteiros mais populares de Hollywood e ficou em terceiro lugar na Black List, uma pesquisa anual dos melhores roteiros não produzidos de Hollywood, fundada por Franklin Leonard.

De acordo com Stephenson, Alexander Payne tinha o roteiro de Frisco em 2013 e novamente no final de 2019, pouco antes do cineasta abordar Hemingson sobre a colaboração em um projeto.

Ainda segundo a Variety, essa afirmação parece ser apoiada por e-mails envolvendo diversas agências e produtores de Hollywood. Em 28 de agosto de 2013, o fundador da Verve, Bryan Besser, enviou um e-mail para várias pessoas, incluindo Stephenson.

“Atualização rápida: demos FRISCO ao parceiro de produção de Alexander Payne, Jim Burke, a quem levamos para almoçar ontem. Nossa opinião é que em um mundo ideal esta é a melhor maneira de entrar no Searchlight”, dizia o texto. Meses depois, um representante da agência de talentos UTA indicou que Payne lera o roteiro.

“Falei diretamente com o executivo de Alexander Payne, Jim Burke, uns tempos atrás e ele disse que Payne gostou [do roteiro], mas não estava interessado em produzir ou dirigi-lo”, disse ele em um e-mail.

Depois de uma primeira tentativa fracassada de apelar para o WGA, Stephenson mandou novo e-mail para o conselho em fevereiro deste ano, onde afirmou que “história, personagens, estrutura, cenas, diálogo” de “Os Rejeitados” são iguais aos de Frisco.

“Muitas das cenas mais importantes estão efetivamente inalteradas e até estão visivelmente idênticas no layout da página”, escreveu. Conforme o roteirista, um dos poucos elementos originais de Os Rejeitados seria, ironicamente, o momento em que o personagem de Giamatti reconta o caso de uma pessoa poderosa que se safou de um plágio por ter aliados no corpo docente.

Payne e Hemingson não quiseram comentar sobre o assunto. Já Stephenson confirmou a autenticidade dos e-mails, mas não quis se estender.

Os Rejeitados acompanha a desventura de um professor mal-humorado (Paul Giamatti) de uma prestigiada escola americana, forçado a permanecer no campus para cuidar do grupo de alunos que não têm para onde ir durante as férias de Natal. Além de Melhor Ator, o longa foi indicado a outros quatro Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Montagem.

O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Publicações relacionadas