LISTA
Oscar 2024: Confira 10 momentos marcantes da premiação
Noite foi marcada por uma alfinetada de Jimmy Kimmel, crítica à guerra entre Israel e o Hamas, e mais
Por Edvaldo Sales
A 96ª edição do Oscar consagrou “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, como o grande vencedor da noite. Esse, no entanto, não foi o único destaque da premiação, que aconteceu no último domingo, 10, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
>>> Sem surpresas: "Oppenheimer" domina o Oscar e é coroado Melhor Filme
A noite foi marcada também por uma alfinetada de Jimmy Kimmel, crítica à guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, apresentação do povo Osage, perfomance da música "I'm Just Ken" por Ryan Gosling, John Cena Peladão, e muito mais.
Confira 10 momentos marcantes do Oscar 2024:
1. Alfinetada de Jimmy Kimmel
Mestre de cerimônias do Oscar 2024, Jimmy Kimmel, iniciou a premiação ao som de uma das músicas da trilha sonora de "Barbie". Apesar do filme ter sido considerado esnobado pela premiação, o apresentador não hesitou em chamar a atenção para esse fato.
Enquanto listava os indicados ao prêmio de Melhor Filme da noite e mencionava a cineasta Greta Gerwig, Kimmel fez questão de lembrar que muitos acreditavam que ela merecia uma indicação ao prêmio de Melhor Diretora este ano, o que lhe rendeu aplausos. Porém, ele não perdeu a oportunidade de fazer uma brincadeira com os colegas presentes. "Vocês estão aplaudindo, mas vocês não votaram nela", disse ele, com seu característico bom humor.
2. John Cena “peladão”
O ator John Cena entrou “peladão” no palco do Dolby Theater para introduzir os indicados ao Oscar de Melhor Figurino. A piada foi feita para relembrar uma invasão no palco da entrega da estatueta há 50 anos. O ator e ex-lutador encenou com Jimmy Kimmel, anfitrião da cerimônia, a cena.
John Cena não estava pelado de fato. Ele usou um tapa sexo que tampava sua bunda e suas genitálias.
Veja:
Hahahahaha John Cena, faz isso com a gente não! 🥵🤣🫣#Oscars2024 pic.twitter.com/SKtSuCOdwa
— CinePOP (@cinepop) March 11, 2024
3. Apresentação do povo Osage
Um dos momentos mais emocionantes do Oscar 2024 foi a apresentação de “Scott George e os Osage Singers”, que cantaram a música “Wahzhazhe (A Song For My People)”, trilha-sonora do filme “Assassino da Lua das Flores”, de Martin Scorsese. A apresentação foi aplaudida de pé pelos indicados e convidados no Oscar. A música concorria na categoria Melhor Canção Original.
Os Osage constituem um grupo indígena cujas raízes remontam ao estado do Mississippi. Por muitos séculos, ocuparam as regiões centrais e nordeste da América do Norte antes da chegada dos colonizadores.
Assista:
(WATCH) Scott George and the Osage Singers perform "Wahzhazhd (A Song For My People)" from 'Killers of the Flower Moon' | #Oscars pic.twitter.com/xThv1gfsqd
— Deadline Hollywood (@DEADLINE) March 11, 2024
4. Crítica a Israel e guerra em Gaza
Diretor de “Zona de Interesse”, Jonathan Glazer usou seu discurso ao receber o Oscar de Melhor Filme Internacional para criticar a guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.
Glazer, que é judeu, declarou que o Holocausto foi “sequestrado” por uma ocupação que levou “tantas pessoas inocentes” para um conflito. Disse ainda que os atingidos pelos ataques do Hamas e de Israel na Faixa de Gaza são vítimas de uma “desumanização”.
“Todas as nossas escolhas foram feitas para refletir e nos confrontar no presente. Não para dizer ‘olhe o que fizeram na época, mas para olhar o que fazemos agora’. Nosso filme mostra como a desumanização leva ao pior. Neste momento, estamos aqui como homens que refutam seu judaísmo e o Holocausto que foi sequestrado por uma ocupação que levou tantas pessoas inocentes para um conflito. As vítimas do 7 de Outubro em Israel e do ataque em curso em Gaza são vítimas da desumanização. Como podemos resistir?”.
Assista:
"Refutamos nosso judaísmo e o holocausto sendo sequestrados por uma ocupação [israelense] que leva conflito a tantos inocentes. Nosso filme mostra onde a desumanização leva em seu pior"
— FEPAL - Federação Árabe Palestina do Brasil (@FepalB) March 11, 2024
Jonathan Glazer ao vencer o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com "Zona de Interesse". pic.twitter.com/TevKAwJebh
5. 1º Oscar da Ucrânia e discurso comovente
O diretor de “20 Dias em Mariupol”, Mstyslav Chernov, fez um discurso comovente ao receber a estatueta de Melhor Documentário, o primeiro Oscar da Ucrânia.
O filme documenta o tempo que Chernov passou como videojornalista cobrindo as primeiras três semanas do cerco russo à cidade ucraniana.
“Provavelmente serei o primeiro diretor neste palco a dizer que gostaria de nunca ter feito este filme”, iniciou ele. “Gostaria de poder trocar isto com a Rússia nunca atacando a Ucrânia, nunca ocupando as nossas cidades… mas não posso mudar a história. Não posso mudar o passado.”
Chernov continuou: “Mas todos nós, juntos, vocês, algumas das pessoas mais talentosas do mundo, podemos garantir que os registros da história sejam corrigidos e que a verdade prevalecerá e que o povo de Mariupol e aqueles que deram suas vidas nunca serão esquecidos. Porque o cinema forma memórias. E as memórias formam a história”.
“Desejo dar todo o reconhecimento ao fato de a Rússia não ter matado dezenas de milhares dos meus concidadãos ucranianos. Desejo que libertem todos os reféns, todos os soldados que protegem as suas terras, todos os civis que estão agora nas suas prisões.”
Assista ao discurso:
20 dias em Mariupol ganhou o Oscar de melhor documentário.
— O Nacionalista︻🇺🇦═━ (@ONacionalista3) March 11, 2024
“Provavelmente sou o primeiro diretor neste palco a dizer que gostaria de nunca ter feito este filme…”
Talvez um dia a direita aprenda que a luta mais importante é travada fora da tela das urnas eletrônicas. pic.twitter.com/YDYiJIS30B
6. “Godzilla Minus One” fazendo história
“Godzilla Minus One” fez história no Oscar 2024. O filme de Takashi Yamazaki conquistou duas marcas inéditas na premiação. Além de ser o primeiro filme da franquia a ser premiado com uma estatueta da Academia, de Melhores Efeitos Visuais, o longa também se tornou a primeira produção de língua não-inglesa a vencer a categoria.
“Godzilla Minus One” é o primeiro filme da franquia japonesa em sete anos e marca o retorno da marca Godzilla à Toho, produtora japonesa que lançou o primeiro filme em 1954
7. Emma Stone como John Lennon?
O cantor Sean Ono Lennon, filho de John Lennon, afirmou, no tapete vermelho do Oscar 2024, que gostaria de ver Emma Stone, que venceu pela segunda na categoria de Melhor Atriz, vivendo o vocalista dos Beatles nos filmes do Quarteto de Liverpool que serão dirigidos por Sam Mendes.
“Espero que Emma Stone considere isso porque ela fez um ótimo trabalho em Pobres Criaturas”, comentou Lennon. “Acho que se você quiser superar isso como ator, o próximo passo óbvio é realmente seguir em frente e ser John Lennon.”
8. Gosling faz performance incrível de “I'm Just Ken”
Todo vestido de rosa, o ator Ryan Gosling, conhecido por interpretar o boneco Ken no filme 'Barbie', liderou uma performance ao lado de 65 bailarinos, entoando a música "I'm Just Ken", um dos sucessos do filme estrelado por Margot Robbie.
Também participaram da apresentação Simu Liu e Ncuti Gatwa, outros atores que deram vida ao personagem do boneco no filme. A apresentação contou ainda com a presença do renomado guitarrista Slash, do Guns 'n Roses, e o palco foi inteiramente decorado em tons de rosa, com diversas referências ao filme dirigido por Greta Gerwig, que arriscou uns versos no microfone ao lado da própria Barbie, Margot Robbie, e de America Ferrera, que perdeu o papel de Melhor Atriz Coadjuvante.
Assista:
Ryan Gosling performing “I’m Just Ken” at the #Oscars
— DiscussingFilm (@DiscussingFilm) March 11, 2024
See the full winners list: https://t.co/IctYZ9WO3B pic.twitter.com/RwfAqUnC04
9. Anúncio de gravidez
Vanessa Hudgens, estrela de "High School Musical", anunciou que está grávida de seu primeiro filho. A atriz confirmou a gestação ao posar no tapete vermelho com um vestido preto justinho deixando a barriga de grávida bem aparente.
É o primeiro filho da atriz e cantora de 35 anos. Ela e o jogador de basebol Cole Tucker se casaram em dezembro de 2023, após três anos de relacionamento.
10. Messi reizinho
Messi, o adorável cachorro que interpretou Snoopy em “Anatomia de uma Queda”, fez uma entrada triunfal na cerimônia. Sua presença foi especialmente marcante depois que surgiram notícias na última sexta-feira, 8, sugerindo que ele seria proibido de comparecer, gerando grande repercussão nas redes sociais.
Sua atuação notável no longa, especialmente na cena em que seu personagem enfrenta um problema de saúde e precisa permanecer imóvel no chão por alguns minutos, capturou a atenção do público.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes