POLÊMICAS
Adidas rompe parceria com Kanye West após comentários antissemitas
Além da marca alemã, rapper e designer teve a suspensão dos contratos com a Balenciaga e Gap
Por Da Redação
A Adidas anunciou a suspensão da parceria com Kanye West, agora conhecido como Ye, após polêmicas e declarações antissemitas do rapper e designer nesta terça-feira, 25.
A empresa alemã disse, em comunicado, que "não tolera antissemitismo e qualquer outro tipo de discurso de ódio. Os comentários e ações recentes de Ye foram inaceitáveis, odiosos e perigosos, e violam os valores da empresa de diversidade e inclusão, respeito mútuo e justiça", escreveu.
No início de outubro, a Adidas informou que a parceria com o artista já estava sendo reavaliada depois dele ter criticado as ações comerciais da empresa.
"Uma associação bem-sucedida se baseia no respeito mútuo e em valores comuns. [...] Após repetidas tentativas de esclarecer a situação fora da esfera pública, decidimos reavaliar a associação", disse em nota enviada para a AFP.
Ainda de acordo com a marca, o impacto negativo de curto prazo será de 250 milhões de euros, que corresponde a cerca de 1,3 bilhão de reais, no lucro líquido da empresa em 2022.
"A Adidas é a única proprietária de todos os direitos de design de produtos existentes, bem como cores anteriores e novas sob a parceria. Mais informações serão fornecidas como parte do próximo anúncio de ganhos do terceiro trimestre da empresa em 9 de novembro de 2022", completou.
Anteriormente, a Gap e Balenciaga também divulgaram o rompimento das parcerias com o artista por conta das falas antissemitas e atitudes polêmicas.
O desgaste com as grifes ficou ainda mais evidente depois que o artista vestiu uma camiseta com os dizeres “Vidas Brancas Importam”, apropriação do conhecido slogan “Blacks Lives Matter”, que é usado para protestar contra injustiça racial, discriminação e brutalidade policial. A ação aconteceu durante a participação da sua marca Yeezy na Paris Fashion Week. O artista passou a receber muitas críticas nas redes sociais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes