ENTRETENIMENTO
Nubank é notificado após alta de clientes que tiveram o app invadido
Após a invasão, hackers fazem empréstimos e transferências
O Nubank foi notificado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) sobre a alta de relatos de usuários que dizem ter sofrido golpes pelo aplicativo. No documento, o Instituto relata como funcionam as fraudes e questiona de que forma a empresa garante a segurança das pessoas consumidoras.
Segundo o Idec, nas últimas semanas vários usuários relataram em plataformas de reclamação e no site consumidor.gov.br sobre a falta de segurança no aplicativo do Nubank.
As pessoas afirmam que tiveram a conta invadida por uma espécie de programa hacker, empréstimos feitos no nome delas, além de transferências de quantidades elevadas de dinheiro para outras contas. Em segundos, consumidores relataram que recursos guardados por anos foram embora para a conta de criminosos.
Em um dos relatos, uma vítima descreve: “Em quatro minutos os criminosos conseguiram fazer quatro PIXs que totalizaram R$ 150 mil. Sim, em apenas quatro minutos zeraram a conta do meu pai. Ele nunca tinha feito retiradas superiores a R$ 250,00 nessa conta. Mas o sistema antifraude do Nubank não foi capaz de identificar que havia algo de errado com essas operações”.
No início de abril, o banco chegou a enviar mensagem aos clientes alertando sobre a fraude de golpe do acesso remoto. Segundo o comunicado, os fraudadores conseguem realizar transferências bancárias após o consumidor fazer o download de aplicativos piratas, que permitem o acesso remoto de terceiros ao celular da vítima.
O Nubank informou que não se trata de falha de segurança do banco e recomendou que seus clientes baixassem a versão recém atualizada do aplicativo Nubank, capaz de prevenir o problema.
Após o recebimento da notificação, o Nubank tem o prazo de 15 dias corridos para enviar as respostas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes