Busca interna do iBahia
HOME > A TARDE AGRO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

A TARDE AGRO

Quinta edição do Prêmio Abapa de Jornalismo é lançada em Salvador

Inscrições estão abertas até 30 de setembro

Redação

Por Redação

10/05/2025 - 0:03 h
Edição de 2025 integra as ações em comemoração aos 25 anos da Abapa
Edição de 2025 integra as ações em comemoração aos 25 anos da Abapa -

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) lançou, nesta sexta-feira, 9, em Salvador, a quinta edição do Prêmio Abapa de Jornalismo, uma iniciativa que reconhece o talento dos profissionais de imprensa que contribuem para colocar em evidência a cultura do algodão na Bahia.

Leia Também:

A premiação, que totaliza R$ 123 mil, foi detalhada em uma coletiva de imprensa que reuniu jornalistas da capital baiana, autoridades e universidades parceiras. A edição de 2025 integra as ações em comemoração aos 25 anos da Abapa, que serão completados em maio, e os vencedores serão conhecidos em cerimônia prevista para o final deste ano, com data a ser divulgada.

Tudo sobre A Tarde Agro em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O 5º Prêmio Abapa de Jornalismo conta com o apoio institucional da Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom) e da Associação Bahiana de Imprensa (ABI). As inscrições para o 5º Prêmio Abapa de Jornalismo são gratuitas e estão abertas até o dia 30 de setembro, online, no site www.abapa.com.br, onde também está disponível o regulamento completo, com os critérios de avaliação e as orientações para envio dos materiais.

“A cotonicultura baiana viveu uma história de recomeço, crescimento e consolidação, colocando o estado como o segundo maior produtor de algodão do Brasil, com repercussões importantíssimas em nossa economia, assim como no desenvolvimento social da região Oeste e estadual. O papel da imprensa foi e tem sido extremamente relevante desde o princípio, sobretudo por dar visibilidade a uma região que, por sua distância da capital, era muitas vezes desconhecida. Costumo dizer que o algodão se tornou literalmente um fio na conexão entre essas ‘Bahias’ tão diversas, mas interdependentes uma da outra. A imprensa, como espelho da sociedade, amplifica esta pauta”, afirma a presidente da Abapa, Alessandra Zanotto Costa.

De acordo presidente da ABI, Ernesto Marques, toda iniciativa que promova e valorize o jornalismo tem o apoio e aplauso da associação. “Para além de reconhecimento individual conferido aos vencedores, iniciativas como o Prêmio Abapa representam o reconhecimento da sociedade sobre a importância do nosso trabalho e, claro, servem como um estímulo a mais para qualificação do trabalho de reportagem, que é a alma do jornalismo”, afirmou.

Marques revela que a cotonicultura e a imprensa na Bahia têm uma longa relação de proximidade.

“Isso pode ser visto na única imagem que se tem do jornalista Cipriano Barata, em que ele é retratado com roupas feitas com o algodão que se produzia em nossos campos desde aquela época. É a representação mais antiga dessa relação e da saga do povo baiano em busca de liberdade e prosperidade. A Abapa vem fazendo um trabalho primoroso, cultivando esta proximidade desde o momento da formação dos jornalistas. O Prêmio Abapa é, sem dúvida, uma das principais e mais valorizadas premiações dedicadas ao jornalismo baiano”, concluiu.

O prêmio é dividido em duas categorias. A Profissional é aberta a participantes de todo o país, já a Jovem Talento volta-se aos estudantes do curso de Jornalismo, que estejam cursando do quarto semestre em diante, em entidades de ensino parceiras da Abapa. “Embora seja aberta para profissionais de outros estados, o foco do conteúdo deve ser o algodão produzido na Bahia”, reforça a presidente da Abapa.

Na categoria Profissional, poderão ser inscritas reportagens veiculadas entre 9 de maio e 26 de setembro de 2025, em quatro formatos de mídia – Jornal, TV, Internet e Rádio – além da modalidade “Regional”, exclusiva para jornalistas e veículos de comunicação que atuem nas regiões Oeste e Sudoeste da Bahia. Os vencedores de cada modalidade receberão R$ 15 mil como premiação.

Na categoria Jovem Talento, serão premiados os três melhores trabalhos nas modalidades Escrita, Vídeo e Podcast. Uma das novidades desta edição é o reconhecimento também aos orientadores dos trabalhos em formato de podcast. Os materiais devem ser produzidos em contexto acadêmico, com orientação docente, e abordar temas ligados à cotonicultura da Bahia, como inovação tecnológica, sustentabilidade, inclusão social, educação no campo, produção, logística, dentre outros.

As universidades parceiras desta edição são: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Centro Universitário UNIFTC, Universidade Salvador (UNIFACS), Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), Universidade do Estado da Bahia (UNEB – campi de Seabra e Juazeiro), Faculdade Anísio Teixeira (UNIFAT) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB – Vitória da Conquista e Feira de Santana).

Imersão

Como parte do processo de incentivo à formação, a Abapa vai promover, em parceria com as instituições de ensino, o Ciclo de Palestras e Visitas Técnicas ao Oeste da Bahia, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, cuja participação é pré-requisito para concorrer. As inscrições para essa etapa devem ser realizadas até o dia 10 de julho. Após visitarem as lavouras e estruturas produtivas da imersão, os estudantes terão até 20 dias corridos para finalizar e enviar seus materiais, conforme a categoria escolhida.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

algodão categoria cotonicultura premiação

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Edição de 2025 integra as ações em comemoração aos 25 anos da Abapa
Play

Rio São Francisco e o impacto na irrigação da fruticultura na Bahia

Edição de 2025 integra as ações em comemoração aos 25 anos da Abapa
Play

Prefeito de Canindé quer levar modelo agro da Bahia para Sergipe

x