“1 milhão de cooperados na Bahia até 2030” | A TARDE
Atarde > A TARDE AGRO

“1 milhão de cooperados na Bahia até 2030”

Mais de 1 bilhão de pessoas estão no sistema cooperativista.

Publicado segunda-feira, 04 de julho de 2022 às 00:05 h | Autor: José Luiz Tejon | [email protected]
Quando somamos o movimento financeiro anual de todas as cooperativas no país, atingimos cerca de rs$ 600 bilhões
Quando somamos o movimento financeiro anual de todas as cooperativas no país, atingimos cerca de rs$ 600 bilhões -

2 de julho, dia internacional do cooperativismo, entramos na semana cooperativista, sendo fundamental ressaltar o papel desse sistema na economia e na sociedade baiana. Hoje 300 mil cooperados, mas como Cergio Tecchio, presidente do sistema OCEB, afirma: “seremos 1 milhão até a virada desta década.”

Cooperativas foram criadas a partir do sofrimento, das circunstâncias indignas de vida. A partir dos profundos incomodos das dores, seres humanos se reuniram, estabeleceram leis, ordem, filosofia, fundamentos e uma carta de valores e princípios baseados na ética comprovando hoje a máxima: “onde tem uma boa cooperativa tem riqueza, onde tem pobreza não tem cooperativa“.

No mundo, mais de 1 bilhão de pessoas estão no sistema cooperativista. No Brasil, mais de 15 milhões e no campo mais de 1 milhão de famílias agricolas. 54% da produção agroalimentar do Brasil passa pelas cooperativas. Quando somamos o movimento financeiro anual de todas as cooperativas no país, atingimos cerca de rs$ 600 bilhões. Ou seja, a maior empresa brasileira na soma de suas cooperativas e da mesma forma no mundo.

Cooperativas são casas educadoras com a missão de não deixar gente para trás. O SESCOOP de imensa importância. O comerciante, o industrial o prestador de serviço, todos usufruem desse modelo. O crédito cooperativista cresce e deverá superar 20% do movimento creditício nos próximos anos desta década, outra fonte vital para criar riqueza em cada local da nação.

Cooperativas no Brasil tem crescido a dois dígitos. Contam com governança, planejamento estratégico e visão de cadeia produtiva envolvidas com a ciência e tecnologia do antes da porteira, com a progresso dos cooperados e com agregação de valor agroindustrial, comercial e de serviços no pós porteira das fazendas e granjas. 

Parabéns cooperativas do Brasil e que tenhamos um plano de estado cooperativista como a verdadeira fórmula de combate à miséria, pobreza, fome e desigualdade. Parabéns aos líderes cooperativistas, em nome de Cergio Tecchio, parabenizo a todo movimento das cooperativas da Bahia e indico a leitura do seu livro: “Cooperativismo na Bahia“, em coautoria com prof. Genauto Carvalho de França Pinto; onde também assinam autoria os professores: Ricardo Caribé e Ariadne Scalfoni Rigo - https://in.coop.br/coopnabahia.

Cooperativas criam prosperidade. E prosperidade é a governança da esperança. Sistema Oceb é a boa esperança.

Publicações relacionadas