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Ford prepara linha de carros elétricos econômicos, confira os preços
Nova picape elétrica média de quatro portas será produzida em Louisville, nos Estados Unidos
Por Redação

A Ford planeja iniciar uma nova linha de veículos elétricos econômicos para 2027, incluindo uma picape de médio porte com quatro portas que tem seu preço inicial estimado em U$ 30 mil, cerca de R$ 163,2 mil, na cotação atual.
O anúncio foi feito nesta terça-feira, 11, no momento que a Forb busca ter a mesma eficácia de custos que suas concorrentes chinesas.
A nova picape de quatro portas será montada na fábrica de Louisville, nos Estados Unidos. A Ford está investindo aproximadamente US$ 2 bilhões na planta, que atualmente já produz os modelos Escape e Lincoln Corsair.
Montadoras chinesas, como a BYD, vem otimizando sua cadeia de suprimentos e sistema de produção para fabricar veículos elétricos a uma fração dos custos das fabricantes ocidentais.
O presidente-executivo da Ford disse que essas fabricantes estabeleceram um padrão que as outras montadoras precisam alcançar.
"Todos nós já vimos muitas tentativas 'bem-intencionadas' das montadoras de Detroit de fabricar veículos acessíveis que acabam em fábricas ociosas, demissões e incertezas. Por isso, esse tinha que ser um negócio forte, sustentável e lucrativo", disse Farley em um comunicado nesta segunda-feira.
Como são feitos os veículos elétricos da Ford
A Ford vem desenvolvendo seus carros elétricos econômicos por meio de uma equipe nomeada de "skunkworks", formada por ex-funcionários de fábricas como Tesla e Rivian.
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O grupo sediado na Califórnia é liderado pelo ex-executivo da Tesla Alan Clarke, é tão isolado do restante da Ford, que de acordo com Farley, nem mesmo seu crachá concedia acesso às instalações.
O preço médio de venda de veículos elétricos em junho foi algo que beirava os US$ 47 mil, de acordo com dados da J.D. Power. Diversos modelos chineses chegam ao mercado custando entre US$ 10 mil e US$ 25 mil.
Principais preocupações
Uma das principais preocupações da empresa é a acessibilidade entre os compradores de veículos elétricos, de acordo com executivos do setor, e a competição global para ofertar modelos mais baratos vem crescendo no Brasil.
Baterias da Ford
A Ford vem utilizando baterias de fosfato de ferro-lítio, ou baterias LFP, para sua futura rede de veículos elétricos.Tais baterias são produzidas em Marshall, Michigan, utilizando tecnologia chinesa de veículos da CATL, ponto que ajudou a reduzir os custos para a produção desses carros.
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