BAHIA
Alagoinhas celebra 172 anos de emancipação política
Município baiano comemora emancipação com ações nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento econômico
Por Loren Beatriz Sousa

Neste dia 2 de julho, quando se comemora a Independência da Bahia, o município de Alagoinhas celebra 172 anos de emancipação política. De acordo com registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o distrito foi criado no dia 15 de outubro de 1816, pertencendo a Inhambupe até 16 de junho de 1852, quando se tornou sede municipal.
Leia Também:
Considerada a maior cidade do agreste e litoral norte baiano, a emancipação política de Alagoinhas foi oficializada no dia 2 de julho de 1853, com a instalação da primeira Câmara Municipal e do presidente do Conselho, o Coronel José Joaquim Leal.
Há seis meses no cargo de prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD) destacou que celebrar essa data é, sobretudo, reafirmar a coragem e a postura de vanguarda de cidadãos, que há 172 anos, lutaram pela independência econômica e social.

“O aniversário de Alagoinhas tem uma simbologia muito forte, e nós buscamos unir as festividades à entrega de obras, anúncio e assinatura de ordens de serviço para novas obras e autorização para elaboração de projetos, sempre com foco no crescimento sustentável do município e no bem-estar da população”, disse.
O nosso 2 de Julho não é apenas um dia festivo. É um momento cívico, em que enaltecemos a história da cidade-mãe do litoral norte e agreste da Bahia
Para fortalecer a economia local, a gestão tem investido em políticas de atração de empresas de setores variados, como petróleo e gás, medicamentos, bebidas e turismo - seja visitação, esportivo, festas populares ou religioso.
“O resultado dessa política fica evidenciado nos protocolos de intenções já assinados com algumas indústrias e na agenda intensa de eventos esportivos e culturais, que atraem pessoas de outras regiões do estado e do país, e movimentam a economia local”, afirmou o prefeito.
Neste contexto, vale destacar o nosso São João 2025, considerado o maior da história do município, que atraiu muitos turistas para a nossa cidade
Apesar dos poucos meses de governo, Carmo ressaltou que já estão sendo implantadas bases de um governo de longo prazo, com foco no planejamento até o bicentenário da cidade, em 2053. Entre as ações, estão a requalificação de unidades de saúde, implantação de novas especialidades médicas, o projeto de descentralização do sistema de regulação, permitindo ao cidadão agendar consultas e exames mais perto de casa.
“Na educação, estamos prestes a retomar obras para a construção de três creches, com orçamento de R$ 13,2 milhões, e firmamos parceria com o Governo da Bahia para construir mais outras três unidades de ensino, contemplando comunidades das zonas urbana e rural”.
“Ainda na pasta da educação, contratamos cerca de 200 profissionais de apoio para atender alunos com deficiência; e aderimos ao Programa Brasil Alfabetizado, iniciativa do Governo Federal que tem como proposta universalizar a alfabetização de estudantes com faixa etária entre 15 anos ou mais”, acrescentou o prefeito.
A prioridade é atender grupos mais vulneráveis da sociedade, que não tiveram acesso à educação
Na área de desenvolvimento social, foi assinado um contrato com a Caixa Econômica Federal para construção de um novo conjunto habitacional pelo Programa Minha Casa, Minha Vida que vai beneficiar mais de 160 famílias. A previsão é que as obras sejam iniciadas neste segundo semestre.
“Alagoinhas também passou a ser beneficiada com o Programa de Aquisição de Leite (PAA Leite), de combate à fome, graças a uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. Em outra frente, o município voltou a distribuir sementes para apoiar a produção dos pequenos agricultores após 13 anos sem distribuição. Cerca de 300 toneladas de adubo também foram doadas”, pontuou Carmo.
Leia Também:
A prefeitura também busca garantir recursos federais através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “No último dia 31 de março, o Governo Federal validou o cadastro de propostas da prefeitura. Caso sejam selecionadas, as propostas podem representar um aporte de aproximadamente R$ 135 milhões em investimentos para a realização de obras e empreendimentos em áreas essenciais como educação, saúde, infraestrutura urbana, qualidade de vida e lazer”.

Para os próximos anos, a meta do governo municipal é manter o ritmo de crescimento entre progresso econômico, inclusão social e responsabilidade ambiental. “Fazer o progresso do município adequando o desenvolvimento econômico ao social, com o cuidado ambiental e tudo aquilo que uma cidade do porte, do tamanho e da importância de Alagoinhas precisa”, concluiu o prefeito.
Comemoração dos 172 anos
As celebrações pela emancipação política de Alagoinhas têm início às 8h com uma missa especial na Paróquia Santa Dulce dos Pobres. Às 9h30, acontece o ato cívico na Praça Pedro da Costa Dórea, em Alagoinhas Velha. Às 10h30, o prefeito Gustavo Carmo anunciará ordens de serviço e autorizações de novos projetos, reafirmando o compromisso da gestão com o desenvolvimento municipal.
A programação segue às 11h com a apresentação da Fanfarra Tradicional de Alagoinhas e outras atrações culturais. Na parte da tarde, acontecerá o Arrastão das Antigas com shows de Theuzinho, J. Eskine e Mulheres Perdidas, com concentração na Ladeira de Valneijós, a partir das 15h.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes