Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Rosário dos Pretos festeja elevação à Ordem Terceira

Missa será celebrada na igreja que completa 340 anos

Por Jackson Souza*

01/07/2025 - 6:40 h
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos -

Na quarta-feira, 2 de julho, data que marca a luta do povo negro e indígena pela independência do Brasil aqui no estado, é, também, comemorado o aniversário de 126 anos de elevação à categoria de Ordem Terceira, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, como é popularmente conhecida a Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo – Irmandade dos Homens Pretos, que fica no Pelourinho. Uma missa solene será celebrada na igreja, que completa 340 anos.

Leia Também:

“Com elevação para Ordem Terceira, e sendo esse título dado em uma data histórica para o Brasil, a gente se une a toda essa realidade de luta, de busca de fazer um enfrentamento contra o racismo, contra todos os males que vêm para destruir o nosso povo. Os povos originários devem ser valorizados. Colocamos flores ao Caboclo e Cabocla e nos somamos a tantos outros que foram trazidos para esta terra”, disse o padre Lázaro Silva Muniz, capelão da Igreja.

Homenagem

No dia 2, a Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo – Irmandade dos Homens Pretos recebe também a Comenda da Congregação do Colar do Mérito Pedro, O Libertador, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade brasileira, em especial à promoção da liberdade, da fraternidade e do bem-estar do povo.

Cravada no centro do Pelourinho, cenário de momentos importantes da história da Bahia e do Brasil, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi fundada originalmente para se tornar um cemitério de escravizados e depois tornou-se um espaço para o culto cristão-católico, sempre com suas raízes fincadas nas relações com o povo preto.

Inicialmente, a Irmandade comemorava apenas o dia de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em outubro, mas com a elevação em 1899, pela adotou também a data de julho, passando à Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo – Irmandade dos Homens Pretos .

Completando 340 anos de história, a igreja tem programação completa para a celebração dos quase três séculos e meio de existência. Hoje, às 16h30, uma roda de conversa dará início às comemorações que durarão até o final de julho. Além do aniversário de comemoração à elevação de categoria à Ordem Terceira, amanhã, acontece o lançamento dos Festejos dos 340 anos, às 16h, que terá apresentação do Coral da Polícia Militar da Bahia.

No dia 15, às 17h, o Quinteto de cordas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba); dia 22, às 17h, é a vez do Coral de alunos do CPM, Dendezeiro; e no dia 29, também às 17 h, acontece a apresentação do Coral da Fesf-Sus, fechando as celebrações.

*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

2 de Julho Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora rosário dos pretos

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Play

Polícia apreende drogas no centro dos Correios em Simões Filho

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Play

Organização criminosa é alvo de operação do MP por fraudes em concurso

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Play

Mãe desabafa após filha ser esquartejada por facção: "Caminho que ela escolheu"

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Play

Homem é preso transportando três toneladas de maconha na Bahia

x