Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
04/07/2024 às 20:53 - há XX semanas | Autor: Matheus Calmon

NO COMÉRCIO

Arena da Capoeira é inaugurada em cerimônia com mestres e estudantes

Equipamento fica ao lado do Mercado Modelo, onde tradicionalmente, vários grupos praticam a arte

Imagem ilustrativa da imagem Arena da Capoeira é inaugurada em cerimônia com mestres e estudantes
-

Sob o pôr do sol da Baía de Todos os Santos, a Arena da Capoeira foi entregue oficialmente nesta quinta-feira, 4, em cerimônia que reuniu mestres, estudantes da prática, autoridades políticas e o público geral.

O equipamento se junta ao Mercado Modelo, ao Elevador Lacerda, ao Monumento à Cidade do Salvador e outros elementos físicos e imateriais no início da cidade baixa da capital baiana.

LEIA TAMBÉM

Capoeira conseguiu derrotar discurso e ações que a criminalizavam

O equipamento tem dez esculturas que homenageiam os Mestres Noronha, Waldemar, Canjiquinha, Gato Preto, Caiçara, Pastinha, Bimba e Besouro, além de Aberê e Totonho, que aparecem praticando a arte.

Eles foram escolhidos após votação online e produzidos pelo artista plástico André Moreno, que se emocionou ao falar sobre as peças. Ele pontuou que a capoeira está atualmente em mais de 170 países e isso demonstra sua força e sua história.

"Nem nos meus maiores sonhos imaginei viver esse momento. A capoeira, para mim, representa muito, tenho admiração e respeito. Salvador é uma cidade linda onde a capoeira representa toda história, cultura e educação do nosso povo. Esse monumento expressa homenagem, resgate, reparo ao nosso povo originário, afrodescendente, da capoeira".

Ao Portal A Tarde, Almir Ferreira da Silva, o mestre Escurinho, que foi aluno do mestre Bimba, um dos homenageados, afirmou que acompanha a chegada da Arena com alegria, e pontua que a capital baiana demorou a entregar este, que segundo ele, é um dos melhores marcos do esporte.

"Isso vem fortalecer todo o trabalho que a gente tem feito aqui. A capoeira tem que ir para a escola, porque é um veículo de educação. É um esporte que lhe dá linha, que lhe dá decência, que faz com que ajuda essa garotada que está aí perdida, eu já ajudei a muitos, e tenho muitos discípulos fora do país. É uma diretriz e essa rapaziada nova tem que praticar", contou.

Representante da capoeira de rua, mestre Gajé afirmou que se sente realizado e feliz. "Eu, como representante da capoeira de rua, 63 anos de capoeira no Mercado Modelo, estou feliz e realizado, pois a capoeira está agora no mundo. Aquilo ali está repercutindo no mundo. Essa homenagem é para todos nós, [capoeiras de] Angola, regional, contemporânea, para toda vida e para todos os baianos. Jamais alguém nem pensou ou estudou fazer".

Imagem ilustrativa da imagem Arena da Capoeira é inaugurada em cerimônia com mestres e estudantes
| Foto: Betto Jr./ Secom

Além da entrega da Arena, a prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos, anunciou a segunda edição do edital Capoeira Viva nas Escolas, que visa estimular a prática nas instituições municipais de ensino.

Serão contempladas 24 propostas, que receberão R$ 50 mil cada. Ao todo, 5 mil estudantes serão contemplados e terão aulas teóricas e práticas.

Secretário de Cultura de Salvador, Pedro Tourinho afirmou que a Capoeira é um dos pilares da identidade da cultura da capital baiana e a Arena dialoga com a cultura da cidade.

"Hoje a gente tem aqui um novo ponto turístico da cidade sendo inaugurado, é uma alegria enorme poder ver isso acontecendo. Junto com a reforma que a gente fez no Mercado Modelo, com a reforma da Cidade da Música, da Casa das Histórias, o Monumento Maria Filipe, agora entregamos também a Conceição da Praia, em breve o Elevador Lacerda. É um pacote completo aqui de turismo e cultura do Comércio sendo entregue ainda esse ano".

Presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo, Analu Garrido conta que a Arena chega para somar com a região.

"O Mercado Modelo, com 112 anos de história, tendo esse monumento maravilhoso ao lado, só vem a valorizar mais ainda o nosso patrimônio, nosso equipamento".

Prefeito da capital baiana, Bruno Reis afirmou que a capoeira é um dos símbolos de Salvador e da luta e resistência do povo negro.

"O povo negro, através da capoeira, expressava sua forma, seu jeito de ser e necessitava, era crucial que tivesse uma valorização. Diversos equipamentos aqui no Centro Antigo já garantem que a nossa história seja perpetuada para gerações presentes e futuras", disse ele, que seguiu.

Imagem ilustrativa da imagem Arena da Capoeira é inaugurada em cerimônia com mestres e estudantes
| Foto: Betto Jr./ Secom

"E agora a Arena da Capoeira tem esse propósito. Estamos enaltecendo a história dos dez principais mestres capoeiras da nossa cidade, seja de Angola, regional, contemporâneo, de qual estilo for. E também, não tenho dúvidas, será um ponto para apresentação de áreas dos capoeiristas que vão poder aqui realizar a prática do esporte, mas também estimular o turismo de Salvador".

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Homem dá soco em rosto de ex após acusá-la de pagar picolé para outro

Play

Conheça avós fitness que vão desconstruir conceitos de terceira idade

Play

Justiça decreta prisão preventiva de assassino de Aisha Vitória

Play

"Ele está condenado por dentro", dispara tio de Aisha sobre assassino

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA