SALVADOR
Bruno volta a clamar por apoio federal e estadual ao transporte
Prefeito destaca agenda em Brasília em busca de subsídio federal para melhorar serviço de ônibus na capital
Por Daniel Genonadio e João Guerra
Durante evento para a entrega de ônibus climatizados para a frota que circula em Salvador, o prefeito Bruno Reis (União Brasil), falou sobre os desafios que o transporte público enfrenta na capital baiana, possíveis soluções sobre essa questão e o diálogo que tem com o governo federal e que pretende ter com a gestão estadual para os usuários do sistema de transporte soteropolitano.
Bruno comentou do diálogo institucional das agendas em Brasília nos último dias, ao encontrar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e ministros da gestão federal.
“[Discutimos] com o presidente, com o vice-presidente, com todos os ministros que têm interface nessa questão especial do transporte público. Nós deixamos de forma clara que o transporte público está falido em todo o Brasil, que a conta não fecha mais, que é necessário o subsídio federal como ocorre em todos os países do mundo”, salienta o prefeito, explicando que com esse subsídio, aliado a estímulos, incentivos fiscais e linhas de crédito especiais poderá fazer a aquisição de ônibus que faça uso de tecnologia e energia renovável, como os ônibus elétricos.
>> Prefeitura de Salvador entrega 41 novos ônibus com ar-condicionado
>> Fabrizzio detalha processo de reajuste tarifário dos ônibus
“Eles são ônibus muito caros, três vezes mais caros do que um ônibus convencional. Além disso, precisamos de um plano de apoio. As empresas que estão no Brasil todas falidas. Muitas licitações, além de não serem vantajosas [para as empresas], com a remuneração pela tarifa, as empresas não estão podendo nem participar [de licitações] porque não têm as certidões mínimas para serem habilitadas no certame”.
O prefeito revelou também que, em breve, deverá se reunir com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para pensar soluções para um “problema que têm em conjunto” no que se refere ao transporte público.
“Ainda não tive encontro com o governador, assim que tizer, nós vamos apresentar um dos problemas que nós temos em conjunto, a gente tem prometido no ônibus convencional, mas ele também tem problema no metrô. A conta dele também lá não está fechando e nós vamos tentar juntos achar soluções que possam equilibrar o sistema como um todo e oferecer um serviço melhor e um transporte público melhor à população”, falou.
Renovação da frota e BRT
Sobre a renovação da frota, Bruno Reis destaca que a chegada de novos ônibus está dentro do cronograma de revisão dos veículos que a prefeitura faz todos os anos e que ainda não há nem o valor para o reajuste da tarifa desse modal em Salvador e nem uma data para que o aumento seja anunciado.
“Esses ônibus vão estar ali alimentando toda a região do entorno da região da Lapa e os micro-ônibus estão nos bairros fortalecendo o sistema de integração, alimentando o sistema do metrô. É mais um passo para a gente seguir virando essa página do transporte público que a gente quer oferecer para a população com a qualidade cada vez maior (...) Sobre o reajuste, ainda não foi concluído o estudo. A gente aguarda a conclusão para, a partir daí, iniciar a discussão com os consórcios que prestam serviço em relação ao aumento que está previsto, que ocorre todo ano, mas ainda não há nenhuma definição de quando e qual percentual será”.
A respeito da ampliação dos trechos do BRT, o chefe do Executivo soteropolitano aponta que ainda este mês, no dia 29, vai entregar a última estação do trecho 3 do modal. Já o trecho 2, ainda não tem data para ser entregue, mas isso deve ocorrer ainda este ano, já que, de acordo com ele, as obras estão dentro do cronograma previsto pela gestão municipal.
“Sempre tem aí, às vezes, as interferências com a Embasa, com Coelba , com a BahiaGás e a questão das chuvas. Então, nós aproveitamos para acelerar bem aí nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, inclusive, entregamos em janeiro um marco importante do trecho dois, que é o Complexo Rei Pelé, aquele viaduto do cruzamento da Vasco da Gama com a Garibaldi. Então, estou acelerando muito, para, com fé em Deus, entregar aí os três principais trechos do BRT que estão naquela área do novo centro comercial da cidade”, promete.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes