TRANSPORTE PÚBLICO
Fabrizzio detalha processo de reajuste tarifário dos ônibus
Titular da Secretaria Municipal de Mobilidade disse que ainda não há valor definido para aumento
Por Daniel Genonadio
O secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, contou que a prefeitura de Salvador está em processo final da avaliação do reajuste tarifário dos ônibus do transporte público. O reajuste anual, que em 2022 foi anunciado em março, ainda não aconteceu neste ano e o valor da nova tarifa segue uma incógnita.
“Diferente de um reajuste em que você pega a tarifa vigente e estabelece o aumento em razão da inflação, na revisão tarifária é diferente. Levanta todos os custos do sistema, faz as projeções de demanda (utilização da população), projeta frota, se aumenta, reduz ou fica como está. Planeja o custo do investimento, quantos ônibus o município irá comprar. Isso tudo reflete na tarifa”, detalhou sobre as influências para alteração do valor.
“Uma concessão é uma repassadora de custos que envolve a operação, seja ele de manutenção, de combustível, de capital e transforma isso em tarifa. Essa revisão se propõe a reestabelecer tudo isso para definir a tarifa”, acrescentou o secretário.
Apesar do reajuste anual prever um aumento da tarifa dos ônibus de Salvador anualmente, Fabrizzio não descartou a possibilidade de uma diminuição após o reajuste previsto caso a Prefeitura de Salvador consiga o subsídio do governo federal que é buscado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), que nas últimas semanas se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB).
“O nosso processo de revisão tarifária encerra antes de qualquer sinalização (do governo federal). Claro que existem revisões tarifárias extraordinárias que podem ser feitas no intervalo das anuais. Pode ter sim (redução). A medida que os custos diminuem de um subsídio ou desoneração, tudo isso pode entrar em uma nova conta”, contou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes