Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
29/03/2024 às 5:50 • Atualizada em 29/03/2024 às 9:06 - há XX semanas | Autor: Madson Souza

SALVADOR 475 ANOS

Centro financeiro muda de endereço

Expansão Com a evolução da cidade, principais escritórios migram do Comércio para a região do antigo shopping

A mudança impactou a região do centro antigo
A mudança impactou a região do centro antigo -

Como a própria dinâmica da economia, que muda e se adapta, a capital baiana, ao longo da história, trocou o endereço do centro financeiro, adequando-se ao desenvolvimento do mercado. Hoje, é nos prédios – muitos com arquitetura de ponta – do Caminho das Árvores onde estão os principais escritórios comerciais da cidade. Ao longo dos 475 anos, no entanto, nem sempre foi assim.

Segundo o historiador Rafael Dantas, o centro financeiros de uma cidade é “um espaço que comunga, que reúne uma série de instituições, tanto públicas como privadas, onde são decididas, onde circula de fato o capital e os recursos existentes”.

“O centro financeiro de Salvador, desde a criação da cidade, no século 16, em 1549, até o século 19, início do século 20, concentrou-se naquela região do Comércio, na Cidade Baixa, onde hoje temos um lugar com uma outra dinâmica”, afirma Dantas.

O historiador explica que, ainda com a cidade sob o jugo de Portugal, Salvador sempre esteve ligada ao mar e à Baía de Todos-os-Santos. A cidade alta foi definida como um primeiro centro administrativo da cidade, já a cidade baixa como um local para atividades econômicas e relacionadas ao mar.

Foi só a partir de meados do século 20, que os novos planos urbanos começaram a moldar a cidade de Salvador. Novas vias, avenidas, espaços. Ainda segundo Dantas, o responsável pela criação desse plano foi o engenheiro sanitarista Mário Leal Ferreira. Mas o projeto só foi posto em prática de forma plena na gestão do então prefeito Antônio Carlos Magalhães, entre 1967 e 1971. É nesse movimento que surge o Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A mudança impactou a região do centro antigo, como explica Dantas. “Houve um esvaziamento e também uma ausência, na verdade, das iniciativas dos privilégios voltados para essa região, que era o centro de poder em Salvador. Assim, o poder ficou concentrado naquela região do (antigo shopping) Iguatemi, Paralela e CAB”.

A “cara” do centro financeiro na região do Comércio era o prédio da Associação Comercial da Bahia, ainda segundo Dantas. Entre bancos e grandes escritórios, o prédio foi construído no estilo neoclássico inglês.

Já no Caminho das Árvores, o “novo” endereço dos negócios tem um outro visual. O prédio da Casa do Comércio, o Centro Empresarial Previnor (Cempre) e o Empresarial Suarez Trade são algumas das faces da região. Para a urbanista Ana Fernandes, a grande referência de arquitetura na avenida Tancredo Neves, onde estão concentrados os mais altos arranha-céus soteropolitanos, é a Casa do Comércio.

“A Casa do Comércio é uma referência extremamente importante pelo tipo de tecnologia que ela usa, a mistura da estrutura de concreto com a metálica, a volumetria que ela cria, o jeito que se implanta na avenida Tancredo Neves. Você vê que ela está recuada, tem um espaço de chegada, você faz uma transição entre a calçada e o edifício. Ela compõe visualmente uma referência extremamente importante na cidade”.

O prédio abarca as sedes administrativas da Fecomércio-BA, Sesc e Senac Bahia, entidades que compõem o Sistema Comércio Bahia. O presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, conta que trabalhar no icônico prédio “é uma experiência única e marcante, porque o edifício é uma referência arquitetônica na cidade e no Brasil e desfruta de uma localização privilegiada no coração de Salvador”.

Assuntos relacionados

centro financeiro economia história mudanças Salvador Salvador 475 anos

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

centro financeiro economia história mudanças Salvador Salvador 475 anos

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

centro financeiro economia história mudanças Salvador Salvador 475 anos

Publicações Relacionadas

A tarde play
A mudança impactou a região do centro antigo
Play

Conheça avós fitness que vão desconstruir conceitos de terceira idade

A mudança impactou a região do centro antigo
Play

Justiça decreta prisão preventiva de assassino de Aisha Vitória

A mudança impactou a região do centro antigo
Play

"Ele está condenado por dentro", dispara tio de Aisha sobre assassino

A mudança impactou a região do centro antigo
Play

Assaltantes levam tiros nas mãos após roubar padaria em Pau Miúdo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA