SALVADOR
Chuvas: em dois dias, Salvador teve mais de 900 ocorrências
Liberdade, Pau da Lima, Itapuã e Cajazeiras são os bairros mais atingidos
Por Silvânia Nascimento | Portal Massa!
Só entre a segunda-feira, 08, e a terça-feira, 09, Salvador teve mais de 900 ocorrências ocasionadas pelas chuvas e que necessitaram de monitoramento da Defesa Civil (Codesal).
Os deslizamentos de terra e desabamentos continuam sendo os casos que mais demandam atenção do órgão, já que oferecem mais riscos à população. Nesse período, o bairro da Liberdade apareceu no topo das localidades que mais registraram acionamentos.
Devido aos perigos, mais de 120 moradores de diferentes localidades precisaram deixar suas casas. Como suporte, a prefeitura disponibilizou escolas municipais que estão sendo usadas como Unidades de Acolhimento Provisório para Adultos e Famílias Desalojados e/ou Desabrigados.
Durante entrevista ao Portal Massa!, a coordenadora de evacuação da Codesal, Fabiana Santana, explicou os trâmites seguidos depois que as famílias precisam sair das residências recorrerem a esses abrigos.
"Assim que ele é da entrada na escola, ele é acolhido no abrigo. A gente indica que a engenharia da Codesal abra uma vistoria. A partir daí é feito a vistoria para verificar se, de fato, existe o risco. Só um técnico mesmo pode dizer se existe instabilidade ou não naquele terreno. Se houver risco, a gente não indica o retorno dessa família para a sua casa. E se não houver, é indicado que ela possa retornar", declarou Fabiana,
Ainda segundo ela, se os morador ficar impossibilidade de voltar para o imóvel - por causa do risco -, ele recebe outros suportes. "Não podendo, é feito um cadastro pra que essa família possa ser acompanhada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) ou com pagamento do auxílio moradia ou benefício social. Em alguns casos, encaminha eles para um centro de acolhimento da própria Sempre", declarou Fabiana.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes