Dia do Trabalhador: centrais sindicais fazem ato no Farol da Barra | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Dia do Trabalhador: centrais sindicais fazem ato no Farol da Barra

Entidades defendem avanço de pautas dos trabalhadores no estado

Publicado segunda-feira, 01 de maio de 2023 às 18:14 h | Atualizado em 01/05/2023, 19:04 | Autor: Da Redação
Centrais sindicais fizeram ato no Dia do Trabalhador
Centrais sindicais fizeram ato no Dia do Trabalhador -

As centrais sindicais da Bahia fizeram um ato em frente ao Farol da Barra, em Salvador, em movimento de luta por pautas relacionadas com os trabalhadores. No ato, que reuniu milhares de pessoas, os organizadores reafirmaram a luta em defesa dos trabalhadores e defenderam os avanços das pautas da categoria. O movimento aconteceu nesta segunda-feira, 1.

A presidenta da CUT, Maria Madalena Oliveira Firmo, conhecida como Leninha, destacou que esse é o primeiro ano, após seis anos de retrocesso, que, de fato, se pode comemorar e retomar as pautas da classe.

"Só em sabermos que não temos um presidente perverso e ouvirmos ontem que o presidente Lula vai retomar com as centrais a valorização do salário mínimo nos traz esperança. Esse primeiro de maio é de esperança", disse Maria Madalena.

 

 

Perspectivas

O ato teve a participação da União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Força Sindical e da Nova Central Sindical. Além das entidades, estiveram presentes dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia.

O secretário sindical do PT Bahia, Jairo Batista, destacou que este primeiro de maio é especial para a categoria, com o anseio por demandas que estão relacionadas com a gestão do presidente Lula (PT). 

"Aqui na Bahia temos também essa reprodução do compromisso de um governo com a população mais vulnerável. Então é um momento sim para comemorar. [...] É importante a gente lembrar que após seis anos tivemos aumento real no salário mínimo. [...] Não só isso, o governo da Bahia e o governo federal trazem para o estado muitos investimentos. Isso gerará muitos empregos, aumento de renda. A gente precisa fazer com que a classe trabalhadora organizada lute para que essas empresas tenham responsabilidade social", disse Batista.

 

Caminhada 

Ativistas ligados à Central Sindical e Popular (CSP) – Conlutas, a sindicatos e movimentos realizaram uma caminhada do Cristo até o Farol na Barra, na tarde de hoje, em Salvador. O ato em comemoração ao 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, foi construído de forma independente em relação as demais centrais sindicais. Também estavam presentes representantes do PSTU e setores do PSOL.

Durante a caminhada, os manifestantes carregavam faixas cobrando a revogação das reformas Trabalhistas, Previdenciária e do Ensino Médio.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS