Escultura de Mãe Stella de Oxóssi é removida do local após incêndio | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Escultura de Mãe Stella de Oxóssi é removida do local após incêndio

O fato foi tipificado como ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo

Publicado segunda-feira, 05 de dezembro de 2022 às 12:10 h | Atualizado em 05/12/2022, 13:35 | Autor: Da Redação
Antes de ser retirada, a escultura passou por perícia, já que o incêndio foi criminoso
Antes de ser retirada, a escultura passou por perícia, já que o incêndio foi criminoso -

Após ser incendiada no domingo, 4, a escultura de Mãe Stella de Oxóssi, localizada na Av. Mãe Stella, na ligação da Avenida Paralela com a orla de Stella Maris, foi retirada do local para reparos pela prefeitura de Salvador. A obra foi removida por agentes da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) e a restauração será feita pela Fundanção Gregório de Mattos.

Antes de ser retirada, a escultura passou por perícia, já que o incêndio foi criminoso. A 12ª Delegacia (Itapuã) vai realizar diligências para tentar identificar testemunhas que possam passar mais informações sobre a ação, bem como identificar e localizar a autoria do fato, tipificado como ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo.

O conjunto escultórico Mãe Stella de Oxóssi foi entregue em abril de 2019. No mesmo ano a estátua foi alvo de vandalismo. A obra foi pichada e teve uma placa arrancada.

Mãe Stella de Oxóssi, famosa ialorixá que liderou, durante anos, o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, morreu aos 93 anos, em dezembro de 2018, cinco meses antes da inauguração da obra de arte.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS