Estátua de Mãe Stella de Oxóssi é incendiada neste domingo | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Estátua de Mãe Stella de Oxóssi é incendiada neste domingo

A obra fica na Avenida Mãe Stella de Oxóssi, na ligação da Paralela com a orla de Stella Maris

Publicado domingo, 04 de dezembro de 2022 às 11:53 h | Atualizado em 04/12/2022, 13:23 | Autor: Da Redação
O incêndio aconteceu na madrugada deste domingo
O incêndio aconteceu na madrugada deste domingo -

A estátua de Mãe Stella de Oxóssi foi incendiada durante a madrugada deste domingo, 4. A obra fica na Avenida Mãe Stella de Oxóssi, na ligação da Avenida Paralela com a orla de Stella Maris.

Em nota, a Prefeitura de Salvador informou que o caso foi registrado na 12ª Delegacia, de Itapuã e que "acompanhará as investigações do caso pelas autoridades policiais".

A assessoria ainda disse a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) fará a retirada da peça danificada para posterior recuperação. 

A administração municipal lamentou "mais este atentado contra o patrimônio público, em uma das últimas peças produzidas pelo artista plástico Tatti Moreno (1944-2022) para a cidade". 

Já Polícia Civil disse que está apurando o ocorrido e que, de acordo com a comunicante, a estátua de Mãe Stella foi incendiada. A unidade policial vai realizar diligências para tentar identificar testemunhas que possam passar mais informações sobre a ação, bem como identificar e localizar a autoria do fato, tipificado como ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo.

O conjunto escultórico Mãe Stella de Oxóssi foi entregue em abril de 2019. No mesmo ano a estátua foi alvo de vandalismo. A obra foi pichada e teve uma placa arrancada.

Mãe Stella de Oxóssi, famosa ialorixá que liderou, durante anos, o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, morreu aos 93 anos, em dezembro de 2018, cinco meses antes da inauguração da obra de arte.

Imagem ilustrativa da imagem Estátua de Mãe Stella de Oxóssi é incendiada neste domingo
 
Imagem ilustrativa da imagem Estátua de Mãe Stella de Oxóssi é incendiada neste domingo
 

Publicações relacionadas