Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
08/03/2024 às 2:00 - há XX semanas | Autor: Madson Souza

DIA DA MULHER

Mobilização fortalece luta e poder feminino; saiba como participar

Marcha ‘Mulheres na Luta’ quer avançar para direitos iguais em todos os campos do social e político

Mulheres têm ido às ruas lutar por oportunidades
Mulheres têm ido às ruas lutar por oportunidades -

Hoje, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, é a luta delas que toma o protagonismo das ruas em todo o País. E em Salvador não vai ser diferente. A marcha organizada por cerca de 60 entidades sociais tem como tema esse ano Mulheres na luta, em defesa dos nossos corpos, territórios e identidades! Por democracia, contra a violência e exploração!.

A concentração para a marcha começa às 13 horas no Campo Grande e tem como objetivo ampliar o debate e o apoio da sociedade à luta por garantia de direitos e vida plena para as mulheres. Essa não é uma data de celebração para Raimunda Oliveira, advogada e membro do coletivo MUPPS (Mulheres Políticas Públicas e Sociedade) e Coletiva Mahin (Organização de Mulheres Negras) - ambos participaram da organização da marcha.

“A gente vai para as ruas não para celebrar o oito de Março, mas para denunciar as diversas violências que a gente vive”. Entre questões como feminicídio, racismo estrutural, a situação da mulher no globo - exemplo citado foi o da Palestina -, um ponto que Raimunda destaca é a violência política, porque estamos em ano eleitoral.

“A gente vai para as ruas para dizer como é que um país como o nosso, em que a maioria são mulheres, e a gente não tem um número representativo delas nos espaços de poder. E quando estão, especialmente as mulheres negras, que são poucas, elas sofrem a violência política”, afirma.

Pautas importantes

O sentimento de que o momento é de reforçar pautas importantes é compartilhado por Letícia Ferreira, advogada e diretora da organização Tamo Juntas, uma das instituições responsáveis pela marcha. “Para nós mulheres é um dia de luta, é um dia de reivindicação, de colocar nossas pautas publicamente e temos expectativa de que reverberem”.

É por este motivo que a marcha tem um tema tão longo, porque são muitas pautas que necessitam de atenção da sociedade. “Esse tema simboliza a nossa pluralidade e também nossa forma de construção, que é uma construção pela unidade das pautas justamente por compreendermos que a luta feminista atravessa diversos campos”, explica a diretora da Tamo Juntas.

Letícia ainda reforça a existência de avanços institucionais, legais e políticos para as mulheres, mas também a urgência no enfrentamento à violência contra essa população. Entre os avanços recentes apontados pela advogada está a inauguração da Casa da Mulher Brasileira na Bahia e para todo o país, a aprovação da lei de igualdade salarial.

Motivos para celebrar

A Casa da Mulher Brasileira, a primeira na Bahia, foi inaugurada no dia 19 de dezembro de 2023 e é uma das ações de acolhimento às mulheres realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM). Em um mesmo local, é possível ter acesso a Delegacia, Juizado Especial, Núcleo da Promotoria e da Defensoria Pública, todos especializados em atender às mulheres em situação de violência doméstica.

Outras ações da secretaria envolvem campanhas de conscientização contra a importunação sexual no trânsito em conjunto com o DETRAN, projetos de economia e inclusão produtiva a exemplo do projeto Selo Lilás, inauguração de núcleos de atendimentos especializados e enfrentamento a todo o tipo de violência, além de outras ações voltadas para a proteção e direitos das mulheres no estado.

Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está preparando uma série de atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A iniciativa faz parte da campanha "Março Mulher", com o tema "Somos Feitas de Muitas Lutas", focada na prevenção de doenças e promoção da saúde feminina.

As ações vão incluir consultas de saúde da mulher, exames preventivos e vacinação contra o HPV; serão realizadas em shoppings da cidade palestras e serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de HIV; também estão programadas atividades no Conjunto Penal Feminino e no Complexo Penitenciário de Salvador; e qualificação para médicos e enfermeiros oferecerem métodos contraceptivos reversíveis de longa duração.

Assuntos relacionados

Direitos feminismo igualdade Luta mulheres violência

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Direitos feminismo igualdade Luta mulheres violência

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Direitos feminismo igualdade Luta mulheres violência

Publicações Relacionadas

A tarde play
Mulheres têm ido às ruas lutar por oportunidades
Play

Justiça decreta prisão preventiva de assassino de Aisha Vitória

Mulheres têm ido às ruas lutar por oportunidades
Play

"Ele está condenado por dentro", dispara tio de Aisha sobre assassino

Mulheres têm ido às ruas lutar por oportunidades
Play

Assaltantes levam tiros nas mãos após roubar padaria em Pau Miúdo

Mulheres têm ido às ruas lutar por oportunidades
Play

Protesto queima objetos e fecha trânsito após morte da menina Aysha

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA