Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

MP se manifesta sobre área da Prefeitura na Paralela

Órgão confirma denúncia feita por A Tarde sobre venda irregular da área

Por Da Redação

23/12/2023 - 0:00 h | Atualizada em 28/12/2023 - 11:34
Terreno fica na Av. Paralela, uma das áreas mais valorizadas de Salvador
Terreno fica na Av. Paralela, uma das áreas mais valorizadas de Salvador -

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP) emitiu nota oficial onde confirma denúncia feita por A Tarde sobre a venda irregular da área denominada Fazenda Santo Antônio do Quadrado, na Avenida Luís Viana Filho, uma das mais valorizadas de Salvador.

De acordo com a instituição, "o processo mencionado pelo veículo de imprensa é um pedido de providências realizado pelo Registrador do 2º Ofício Predial, que teve como objetivo o cancelamento de matrículas imobiliárias em razão de duplicidade e violação ao princípio da territorialidade, de imóveis situados na Avenida Orlando Gomes".

Ainda de acordo com o MP, após a identificação das irregularidades, um pedido de revisão das matrículas imobiliárias foi solicitado à justiça que acatou os argumentos apresentados no processo e anulou a negociação. "O pedido já transitou em julgado com o devido cancelamento das matrículas que apresentaram nulidades, cujo proprietário era um particular", diz nota.

Sobre parte da nota do MP que afirma que a denúncia feita na reportagem fazia referência ao Projeto de Lei nº 307/2023, proposto pelo Executivo Municipal e aprovado pela Câmara Municipal de Salvador, vale destacar que A Tarde não afirmou que a área objeto da investigação do MP estaria no rol das desafetadas pela CMS.

Também vale ressaltar que a matéria não afirma que houve cancelamento de área da Prefeitura, ficando claro que o que foi noticiado é que se cancelada fosse essa área privada, ela voltaria para o município. Por fim, a nota do MP apenas confirma que uma grande área, supostamente privada, estaria sendo objeto de apuração do MP e, a rigor, comprovada as denúncias, seria revertida ao verdadeiro dono, no caso a Prefeitura de Salvador

Entenda o imbróglio:

A investigação conduzida pelo Ministério Público, e que consta nos autos da Ação Judicial nº 0348121-41.2018, descobriu erro em um registro do Cartório do 2º Ofício de Imóveis de Salvador, erro esse que pode retirar do patrimônio municipal uma área de 982.913,10m2. Com essa “descoberta”, a Procuradoria Geral do Município, após denúncia junto à SEFAZ, averigua a questão.

Confira a nota oficial do Ministério Público do Estado da Bahia:

- O Ministério Público estadual não descobriu qualquer erro em registro do Cartório do 2° Ofício de Imóveis que retirasse do patrimônio municipal uma área formada de Mata Atlântica preservada de 982.913.10 metros quadrados. Essa área não pertence ao Município de Salvador, segundo informou o próprio ente federativo nos autos do processo. Portanto, não é possível garantir que a área seria "revertida ao seu verdadeiro dono, no caso, a Prefeitura".

- A ação judicial não foi proposta pela MP da Bahia, que também não tem investigação a respeito do seu objeto. O processo, na verdade, é um pedido de providências encaminhado pelo Registrador do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Salvador, que relatou irregularidades de duplicidade (mesmo imóvel com registro no 2° Ofício e 7° Ofício) e de violação ao princípio da territorialidade (imóvel registrado no 2°, quando já pertencia ao 7° Ofício), em matrículas de imóveis situados na Avenida Orlando Gomes. Importante ressaltar que, no caso dos imóveis mencionados nesse processo, o Município afirmou que não eram de sua titularidade.

- O que o MP da Bahia fez foi emitir parecer, em julho deste ano, no qual se posicionou pelo cancelamento das matrículas, pelos motivos já citados acima.

Confira a reportagem completa:

>> A desconhecida propriedade do Município na Avenida Paralela

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

avenida paralela

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Terreno fica na Av. Paralela, uma das áreas mais valorizadas de Salvador
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Terreno fica na Av. Paralela, uma das áreas mais valorizadas de Salvador
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Terreno fica na Av. Paralela, uma das áreas mais valorizadas de Salvador
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Terreno fica na Av. Paralela, uma das áreas mais valorizadas de Salvador
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA