SALVADOR
Prefeitura estuda estratégia para conter varíola dos macacos
Comitê criará protocolos para impedir a disseminação do vírus na cidade
Por Da Redação
Com cinco casos confirmados na cidade, e outros 18 suspeitos, a prefeitura de Salvador está em processo de elaboração do protocolo municipal contra a proliferação da varíola dos macacos.
De acordo com o prefeito Bruno Reis (União Brasil), a equipe responsável pela criação das diretrizes está se reunindo com pesquisadores e representantes de entidades de saúde para formular a estratégia que será seguida para evitar o aumento de casos na cidade.
"Estamos definindo os protocolos internamente. Ouviremos especialistas e tomaremos as ações necessárias para inibir a transmissão", afirmou o prefeito nesta quinta, 28.
Ainda de acordo com o prefeito, caso o Ministério da Saúde avance na aquisição de vacinas contra a doença, a prefeitura terá todo o aparato necessário para iniciar a imunização.
"Se o caminho for a vacina, vamos garantir a aplicação. O ministério, junto com os técnicos, estão se debruçando sobre isso", pontuou.
Na última quarta-feira, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a criação do Comitê Técnico da Emergência Monkeypox. O grupo fará ações coordenadas para pesquisas clínicas, registros de casos, protocolos farmacêuticos e tratamento da doença.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes