Prefeitura estuda estratégia para conter varíola dos macacos | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Prefeitura estuda estratégia para conter varíola dos macacos

Comitê criará protocolos para impedir a disseminação do vírus na cidade

Publicado quinta-feira, 28 de julho de 2022 às 12:45 h | Atualizado em 28/07/2022, 12:51 | Autor: Da Redação
OMS declarou a varíola dos macacos como emergência de saúde pública de interesse internacional
OMS declarou a varíola dos macacos como emergência de saúde pública de interesse internacional -

Com cinco casos confirmados na cidade, e outros 18 suspeitos, a prefeitura de Salvador está em processo de elaboração do protocolo municipal contra a proliferação da varíola dos macacos.

De acordo com o prefeito Bruno Reis (União Brasil), a equipe responsável pela criação das diretrizes está se reunindo com pesquisadores e representantes de entidades de saúde para formular a estratégia que será seguida para evitar o aumento de casos na cidade.

"Estamos definindo os protocolos internamente. Ouviremos especialistas e tomaremos as ações necessárias para inibir a transmissão", afirmou o prefeito nesta quinta, 28.

Ainda de acordo com o prefeito, caso o Ministério da Saúde avance na aquisição de vacinas contra a doença, a prefeitura terá todo o aparato necessário para iniciar a imunização.

"Se o caminho for a vacina, vamos garantir a aplicação. O ministério, junto com os técnicos, estão se debruçando sobre isso", pontuou.

Na última quarta-feira, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a criação do Comitê Técnico da Emergência Monkeypox. O grupo fará ações coordenadas para pesquisas clínicas, registros de casos, protocolos farmacêuticos e tratamento da doença.

Publicações relacionadas