Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ISSO É BAHIA

'Projeções apontam redução de chuvas em Salvador', diz meteorologista

Fenômeno El Niño reduzirá chuvas no outono e inverno na capital baiana

Por Da Redação

09/06/2023 - 9:50 h
Capital baiana tem sofrido com chuvas nas últimas semanas
Capital baiana tem sofrido com chuvas nas últimas semanas -

Entrevistado do programa Isso é Bahia desta sexta-feira, 9, o meteorologista da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Laurizio Alves, afirmou que a capital baiana passará por uma redução do fluxo de chuvas no outono e inverno, devido às mudanças climáticas e chegada de um fenômeno natural denominado de El Niño.

O El Niño é marcado por um aquecimento acima da média no oceano Pacífico, perto da linha do Equador. Ele muda a circulação dos ventos alísios, que vão de leste a oeste, levando umidade e águas mais quentes da costa das Américas para Ásia e Oceania. Apesar de acontecer no Pacífico, seus efeitos alcançam outras regiões do planeta.

As alterações vão das mais perceptíveis, como a elevação geral de temperaturas, aumento de chuvas ou seca em diferentes regiões, branqueamento de corais, a danos à economia.

“As projeções apontam uma redução de chuvas em Salvador. A previsão para os próximos meses, de julho a setembro, são chuvas abaixo da média climatológica, também por consequências do El Niño, apesar de não tão intenso ainda o fenômeno, mas que já traz essa redução das chuvas. Deve também reduzir as chuvas na região sul e sudeste do país”, disse.

Segundo o meteorologista, as previsões apontam impactos do El Niño para os próximos meses e anos pelo mundo.

“Esse primeiro mês a gente não espera um impacto muito grande do El Niño porque ele está na fase inicial, apesar da transição e de a gente observar que o fenômeno não tem uma intensidade muito forte ainda para o Brasil. Ele deve se intensificar nos próximos e deve, provavelmente, atingir o Brasil. Os principais impactos dele são: menos chuva, principalmente na região Nordeste, consequentemente seca mais severa; na região Norte, redução das chuvas e aumento das queimadas e na região Centro Oeste aumento das chuvas no verão e elevação das temperaturas. Já na região Sul e Sudeste, podemos ter aumento das chuvas e calor mais intenso, também associados ao El Niño”, explicou.

Algumas das mudanças ocasionadas por consequência do El Niño são tempos mais secos e intensidades de chuvas, segundo Laurizio, mas que ainda não há como estimar os impactos que podem gerar na região Nordeste do Brasil.

“As previsões climáticas estão pegando tempos mais secos e intensidades um pouco maiores com temperaturas mais altas. Isso já é dentro do esperado do El Niño. A gente pode ter um fenômeno um pouco mais forte já no próximo ano. Agora, como ele está mais neutro, não há um impacto tão visível. Mas com o decorrer do tempo ele vai se intensificar. A princípio, não tem previsão de um extremo climático associado ao El Niño nesse momento, mas não se descarta a possibilidade porque as projeções climáticas vão sendo atualizadas mês a mês e podem sofrer alterações, como se intensificar e trazer mais consequências para a região Nordeste, como secas mais severas”, pontuou.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Chuvas El Niño meteorologista Salvador

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Capital baiana tem sofrido com chuvas nas últimas semanas
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Capital baiana tem sofrido com chuvas nas últimas semanas
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Capital baiana tem sofrido com chuvas nas últimas semanas
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Capital baiana tem sofrido com chuvas nas últimas semanas
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA