Saiba o que funciona no dia da Lavagem do Bonfim | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Saiba o que funciona no dia da Lavagem do Bonfim

Publicado terça-feira, 12 de janeiro de 2010 às 17:23 h | Atualizado em 22/01/2021, 00:00 | Autor: Adalício Neto l A TARDE On Line

>>Você tem alguma lembrança marcante da Lavagem do Bonfim?

Por conta dos festejos da Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira, 14, as 25 agências bancárias localizadas no Comércio, Calçada, Liberdade e Largo do Tanque terão seus horários de atividade modificados. Segundo o Sindicato dos Bancários, elas funcionarão das 8 às 11h.

Já o Museu de Arte Moderna da Bahia fechará durante a festa, por conta da sua localização na Avenida Contorno. O museu volta a funcionar normalmente, das 13 às 19h, na sexta-feira, 15.

Todos os órgãos públicos municipais trabalharão normalmente, a exceção fica para os Postos de Atendimento da Secretaria Municipal de Saúde localizados no Distrito Sanitário de Itapagipe, como a Unidade de Saúde da Família (USF) Profº Ribeiro Santos, em Santa Luzia do Lobato, o 3º Centro de Saúde Profº Bezerra Lopes, na Liberdade, USF San Martin, USF Santa Mônica e USF Alto de Coutos II.

Já nas instituições estaduais apenas os SACs do Comércio e da Liberdade não funcionarão. Porém, os hospitais e demais repartições do Estado que não ficam localizados no circuito do festejo estarão abertos.

Circulação de carros - A circulação e estacionamento de automóveis serão proibidos durante a realização da festa, de acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).

Apenas os veículos liberados para participar do cortejo poderão trafegar na pista à direita da Avenida Contorno, trecho entre a Rua da Gamboa de Cima, a Praça Visconde de Cayru e Rua da Conceição da Praia, da meia-noite às 9 horas. No sentido Comércio/Cidade Alta pelo mesmo local as proibições se estendem de 9 às 19h.

O estacionamento de carros também está proibido nas seguintes vias, a partir da meia-noite: Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, largo de Roma, Avenida Bonfim (Dendezeiros).

Nas praças Senhor do Bonfim, Teodósio Rodrigues de Farias e Euzébio de Matos, além das ruas Porto da Lenha, Visconde de Cabo Frio, Ladeira dos Romeiros, Ladeira Porto Bonfim e Travesso do Meio não haverá tráfego de nenhum tipo de veículos.

Transalvador informou que será implantado sentido duplo de tráfego na Avenida Oscar Pontes, trecho entre a Rua Estado de Israel e o acesso ao Ferry Boat, que funcionará normalmente, a partir das 9h.

No mesmo horário, haverá interdição progressiva do tráfego de veículos na Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma e Avenida Bonfim, mais conhecida como Dendezeiros.

As carroças, bicicletas e cavalos ao atingirem a Avenida Dendezeiros deverão retornar pela rua Edmundo Bittencourt. A circulação de veículos ficará restrita àqueles com capacidade de até mil quilos, nas vias de percurso do cortejo.

As operações de carga e descarga poderão ser realizadas no dia da festa até as 7h30 e nos dias 15, 16 e 17, das 8 às 14h. Os veículos não relacionados deverão obter permissão especial de trânsito na Transalvador. O tráfego voltará ao normal tão logo a Limpurb conclua os serviços de limpeza.

Policiamento - A Polícia Militar destinou 2.300 homens para garantir a segurança dos participantes da Lavagem. Os policiais estarão distribuídos entre 12 sub-áreas, entre a Avenida Contorno e a Colina Sagrada.

Dentre as atuações da PM durante o evento, destacam-se as abordagens preventivas,  ações contra o porte ilegal de armas e tráfico de drogas,  principalmente nas barreiras que regulam o acesso de veículos e pedestres ao circuito.

A PM recomenda:

Evitar levar cartões de crédito, talões de cheque e dinheiro acima do necessário para o circuito

Não ostentar jóias

Evitar levar bolsa, máquina fotográfica ou filmadora para os locais de grande concentração

Identificar as crianças com cartões, especificando o nome, filiação, endereço e telefone para contato, mesmo que a criança já consiga se comunicar.

Aqueles que testemunharem um ato delituoso podem informar à Polícia Militar, através dos telefones: Central de Polícia 190, Ouvidoria da PM 0800 284 0011 e Disque denúncia 3235-0000.

Publicações relacionadas