Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EM ESTUDO

Salvador pode ter teleférico da Suburbana para Estação do Metrô

Medida pode atingir bairros como Terezinha, Rio Sena e Ilha Amarela

Por Daniel Genonadio e Eduardo Dias

19/07/2023 - 10:45 h
Estação Campinas de Pirajá foi recém-inaugurada
Estação Campinas de Pirajá foi recém-inaugurada -

A Prefeitura de Salvador estuda criar um teleférico com saída em bairros da região da Avenida Suburbana, com destino para a Estação Campinas de Pirajá, do metrô. O objetivo é oferecer um modal alternativo para a população da região, que hoje só consegue se locomover através de veículos sob pneus.

A informação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis (União), em entrevista ao Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM, desta quarta-feira, 19. De acordo com o gestor municipal, ainda está sendo realizado um estudo de viabilidade técnica do projeto e viabilização de recursos.

>> Tarifa zero em Salvador? Entenda cenário para adoção da medida

"Ele atende a parte de cima do Subúrbio, Ilha Amarela, Santa Terezinha, Rio Sena. É um teleférico. Estamos estudando para levar os passageiros para a estação de Campinas e traz mais passageiros para o sistema, ajuda a prefeitura e o governo a fechar a conta, além de oferecer um transporte público melhor para as pessoas", disse, lembrando que o governo do estado enfrenta problemas ao realizar aportes do metrô.

"Se a prefeitura tem um problema (com o transporte público), o Estado tem um igual ou maior. Quando o Estado fez a concessão estabeleceu que ali iriam passar 580 mil passageiros, os que não passassem, o Estado iria pagar. Essa conta no ano passado foi de R$ 436 milhões só em passageiros não transportados. O metrô, ao longo dos tempos, vai custar aos cofres públicos mais de R$ 20 bilhões. O metrô mais caro do mundo. É um problema nosso com os transporte por pneus, mas é também do Estado com o metrô. Não há outra solução senão trazer mais passageiros para o sistema", declarou.

Bruno Reis ainda cutucou o governo estadual pela retirada dos trens do Subúrbio para a construção do VLT. O gestor disse ter reforçado a quantidade de ônibus em circulação nos bairros da região para melhor atender a população.

“Sem querer entrar em polêmica, mas já são dois anos que os trilhos foram retirados e a obra não tem sequer perspectiva de quando vai começar e se vai começar. Inclusive, o contrato está em discussão de sua validade ou não. Para compensar a retirada dos trens, nós fortalecemos os Subúrbio com mais ônibus", disse.

"Por isso temos uma série de projetos, como as esteiras rolantes do Campo da Pólvora ao Comércio, que vai trazer mais passageiros ao sistema. O BRT, que queremos levar da Estação de Águas Claras, pelo Derba, até Paripe, e trazer mais passageiros para o metrô. Se não oferecermos um transporte ágil, seguro e modesto o passageiro não vai vir. Quando a gente conseguir botar todos os modais para funcionar, o metrô, BRT, VLT e ônibus, vamos ter uma das cidades mais conectadas do mundo", acrescentou.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

campinas de piraja metrô Salvador teleferico

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Estação Campinas de Pirajá foi recém-inaugurada
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Estação Campinas de Pirajá foi recém-inaugurada
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Estação Campinas de Pirajá foi recém-inaugurada
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Estação Campinas de Pirajá foi recém-inaugurada
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA