Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
15/06/2024 às 7:00 • Atualizada em 15/06/2024 às 8:05 - há XX semanas | Autor: Madson Souza

VIOLÊNCIA

Salvador registra 6,5 mil agressões contra idosos este ano

Há subnotificação de registros de violência contra os mais velhos na capital baiana

Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa -

A idosa Heloísa Gomes, 74 anos, foi expulsa de sua casa pelo filho mais velho no município de Caetité, na Bahia, quando tinha pouco mais de 60 anos. O caso é um exemplo de violência contra pessoas da terceira idade, prática que muitas vezes é invisibilizada, mas não deveria. Apenas neste ano são 6.577 casos de ocorrências contra idosos em Salvador, de acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH). Hoje, Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a dificuldade para denunciar é um dos desafios para mudar este cenário.

Os principais tipos de violência contra essa população, de acordo com a mestre em Direitos Humanos Samantha Dufner, são: agressões física, psicológica, sexual, negligência e patrimonial. Um dos principais desafios para combater esses crimes é a subnotificação dos casos, que muitas vezes não são denunciados.

“A violência contra a pessoa idosa precisa ter uma lente aumentada porque, em regra, como acontece com crianças e mulheres abusadas, é uma violência que acontece dentro de casa e um dado fundamental é que o grande abusador muitas vezes são parentes próximos”, expõe a promotora de justiça e coordenadora das promotorias de idosos e PCD da capital baiana, Ana Rita Cerqueira.

Como o caso de Heloísa, que após receber ameaças do filho chegou a entrar na Justiça, mas no fim decidiu abandonar a casa e mudar para Salvador, onde conta com o apoio dos outros filhos. Desde então está no Lar Amor e Vida, que acolhe idosos, entre outras populações vulneráveis. “Você nunca imagina que vai passar por isso com um filho que criou. Mas hoje estou feliz de estar aqui, gosto muito”, afirma a idosa.

Há uma subnotificação de registros de violência contra os mais velhos justamente porque essa agressão costuma acontecer dentro de casa, conforme a defensora pública e coordenadora da Especializada da Pessoa Idosa da Defensoria Pública, Laise Carvalho.

“A subnotificação é um grande problema. Temos aqueles idosos que sabem que estão numa situação de violência e não denunciam, porque é um parente que está praticando essa violência e a vítima não quer que o agressor seja responsabilizado, ou então a própria pessoa idosa não tem força para buscar os órgãos e instituições, ou até mesmo não sabe que estão sofrendo uma violência”, conta.

Cenário

Dessa forma, as ocorrências contra as pessoas de terceira idade acontecem de maneira rotineira. Ocorreu um aumento de 56% nos casos de violências contra idosos na capital baiana quando comparados os registros deste ano com os do primeiro semestre de 2023, ainda segundo dados do MDH. O tipo de violação com maior ocorrência foram as de violência psíquica, que tiveram um aumento de 54% na comparação entre este ano e o primeiro semestre de 2023.

O crescimento das ocorrências não é uma exclusividade da capital. Os números se repetem no estado. Foram 22.751 violações contra essa população na Bahia este ano, o que equivale a um aumento de 41% em comparação com o primeiro semestre do ano passado.

Para Samantha Dufner esses números não significam necessariamente um aumento da violência, mas sim uma maior conscientização sobre a necessidade de denunciar. “Estamos começando a registrar esses casos e é importante que a sociedade como um todo saia em socorro dessa vítima que é a pessoa idosa. Familiares passaram a fazer essas denúncias, assistentes sociais também, o aumento das delegacias especializadas nessa violência e os conselhos, que unem esforços da Federação, dos estados e dos municípios, e têm colaborado para esse aumento de denúncias”, afirma.

Conforme a delegada Patrícia Barreto, diretora do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), é preciso tornar ainda mais acessível os canais para denúncia dessas violações. “É fundamental para grupos vulnerabilizados que denunciar seja algo acessível. Também temos que trabalhar de forma integrada e sistêmica para garantir que essas pessoas de fato tenham acesso à justiça”.

As denúncias para os casos de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas em Salvador na Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), em Brotas - através do número (71) 3117-6086/6080. Outras alternativas são o Disque 100, que é gratuito; o Ministério Público do Estado da Bahia através do número 127 ou 0800 071 1422 (para ligações de fora do Estado da Bahia); e a Defensoria Pública do Estado da Bahia por meio de ligações para 129 ou 0800 071 3121 e digite 3 - também gratuito.

A denúncia também pode ser feita com a Coordenação de Articulação de Política para a Pessoa Idosa (CAPI) com o número (71) 3115-0278; ou com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEPI) pelo email [email protected].

Assuntos relacionados

apoio a idosos denúncia de violência direitos humanos proteção à pessoa idosa subnotificação de violência violência contra idosos

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

apoio a idosos denúncia de violência direitos humanos proteção à pessoa idosa subnotificação de violência violência contra idosos

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

apoio a idosos denúncia de violência direitos humanos proteção à pessoa idosa subnotificação de violência violência contra idosos

Publicações Relacionadas

A tarde play
Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Play

Homem dá soco em rosto de ex após acusá-la de pagar picolé para outro

Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Play

Conheça avós fitness que vão desconstruir conceitos de terceira idade

Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Play

Justiça decreta prisão preventiva de assassino de Aisha Vitória

Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Play

"Ele está condenado por dentro", dispara tio de Aisha sobre assassino

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA