OPERAÇÃO NEUTRALIZAÇÃO
Seis presos e um morto em ação contra 'guerra do tráfico'
Confrontos entre facções criminosas são responsáveis por 75% dos homicídios em Salvador, segundo delegado
Por Leo Moreira

Seis homens foram presos e outro morreu durante a Operação Neutralização deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 26, por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, nos bairros de São Caetano, São Gonçalo do Retiro e Lobato, em Salvador, além do município de Dias D’ Ávila, na Região Metropolitana.
Os alvos dos 16 mandados de prisão, sendo que cinco foram remanescentes da operação Ignes, realizada em junho do ano passado, são integrantes de facções criminosas que atuam nas regiões dos bairros de São Caetano, São Gonçalo do Retiro e Fazenda Grande. Além destes, um outro homem foi autuado em flagrante por receptação dolosa, mas assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e deve ser liberado.
Segundo o diretor adjunto do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Oscar Vieira, as guerras entre as facções do tráfico são responsáveis por 75% homicídios dolosos na capital baiana.
"Identificamos determinados grupos rivalizando nesses bairros. Essas disputas nas áreas conflagradas ocasionaram homicídios, daí a importância da operação. Nós deflagramos há seis meses um dos grupos por meio da operação ignes, e agora, a gente visou alcançar o outro grupo", contou o delegado durante a entrevista coletiva DHPP.
Apesar de a operação ser realizada nesta manhã, as investigações tiveram início há cerca de dois anos. "Temos outras operações deflagradas também com base nessa análise do contexto de disputa criminal. Como a operação Borderline, que teve como alvo grupos que agiam nos bairros de Valéria e Palestina. Em outro momento, realizamos outra ação que teve como alvo o grupo que rivalizava o este, a Araitak".
Dos mandados cumprindo nesta quinta, seis pertenciam a um grupo e apenas um de outra facção. Além dos mandados de prisão, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão e apreendeu diversos celulares, relógios, documentos, drogas e um revólver.
O delegado também ressaltou a importância da ação para combater a criminalidade durante o Carnaval 2023. "Temos como objetivo prevenir que haja embate entre estes criminosos no Carnaval deste ano e, dessa forma, promover mais tranquilidade nos circuitos da festa”.

Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes