RELATOS
'Sofrimento': Moradores detalham estragos das chuvas em Salvador
Uma das regiões foi a de Sussuarana
Por PEDRO MORAES - PORTAL MASSA
O estado de alerta deixou moradores de diferentes bairros apreensivos nesta segunda-feira (8). Uma das regiões foi a de Sussuarana, em Salvador, onde moradores perderam imóveis de alto valor. O Portal MASSA! conversou com alguns habitantes da Rua 1ª Travessa da Paz.
Uma das mais longevas moradoras da localidade, onde reside há 12 anos, dona Ademildes Rosário viveu o mesmo pesadelo após dois anos. A forte chuva invadiu a casa dela, o que a fez perder por completo ao menos dois imóveis. Além disso, o guarda-roupa do quarto da senhora de 60 anos também a deixa com medo pela condição atual.
“Há dois anos atrás teve essa mesma situação, perdi meu guarda-roupa, perdi o guarda-roupa do meu neto, perdi a minha estante, eu comprei, agora perdi tudo de novo. Infelizmente a situação agora ficou pior, porque eu não estou com condições de comprar nada, e aí não sei o que eu vou fazer”, desabafou Ademildes, em entrevista à reportagem.
No desespero
Sandra Weydee, de 41 anos, também viu ao lado de seus filhos Verena, Valéria e Vicente irem ‘por água abaixo’. Com o sentimento de “desespero” e ”impotência”, a moça, que mora em Sussuarana há nove anos, perdeu até mesmo o berço do bebê de quatro meses.
“Estamos aqui precisando de ajuda, de doações, principalmente a geladeira, porque ficar com três crianças em casa sem geladeira é complicado. Estamos passando por essa situação, tem a parte psicológica também das crianças, é muito difícil tudo que estamos passando aqui, então poder ajudar com alguma coisa, materiais de construção a gente vai precisar, porque também o raio caiu em cima de um pé de árvore aqui que danificou a cobertura, tá molhando por cima”, detalhou.
Documentos e cachorros
A batalha contra o relógio fez com que Marcos Luís virasse um herói, inclusive para seus cachorros. Na manhã desta segunda, o rapaz, de 32 anos, só teve tempo de”pegar os documentos e dois cachorros” durante o desespero na chuva.
“A situação está bem complicada, pois perdi meus móveis, o alagamento está cada dia mais ultrapassando o nível de água destruindo tudo na casa. Já tive televisões queimadas por conta da frieza, a água chega acima do joelho. Tive um prejuízo de cerca de R$ 1.000”, explicou.
“Não sei o que fazer agora”
“A reação foi de choque”. É o que relata Silvia Maria Menezes, que reside no bairro da capital baiana há pouco mais de três anos. Entre os itens perdidos por ela está um guarda-roupa, uma cama, um sofá e roupas.
Ajude o próximo
As vítimas da chuva pedem pela colaboração da população com doações. Por essa razão, elas disponibilizaram os números de contato: Silvia Maria Chagas Menezes (71) 98629-7333; Sandra Weydee (71) 98603-8221; Marcos Luís (71) 98842-0799; e Ademildes Rosário Carvalho de Jesus (71) 98501-8149.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes