Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECONOMIA

Carne, pão e carro: greve na Argentina pode encarecer produtos na Bahia

O Portal A TARDE conversou com a economista Daniela Cardoso, que explicou como o movimento pode prejudicar o Estado

Luiza Nascimento

Por Luiza Nascimento

20/02/2026 - 12:46 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Preço do pãozinho pode aumentar com a alta do preço do trigo
Preço do pãozinho pode aumentar com a alta do preço do trigo -

A Argentina tem enfrentado uma série de greves desde que Javier Milei assumiu a presidência, no fim de 2023. A mais recente delas aconteceu na quinta-feira, 19, após a aprovação da reforma trabalhista, que amplia a jornada diária e reduz direitos empregatícios.

Na ocasião, manifestantes pararam as ruas, transportes públicos paralisaram, comércios fecharam e até voos foram cancelados, inclusive um que tinha Salvador como destino e partida.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

No entanto, este pode não ser o único impacto da greve para a Bahia. O Portal A TARDE conversou com Daniela Cardoso, professora de Economia Internacional da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), que explicou como o movimento pode prejudicar o território baiano.

"A Bahia pode ser fortemente atingida pela paralizações na Argentina se elas persistirem por muito tempo. A Argentina é o principal parceiro comercial da Bahia e certamente o preço do pãozinho pode aumentar com a alta do preço do trigo, bem como da carne bovina e falta de autopeças para montagem de carros", explicou a especialista.

Segundo Daniela, na área industrial, o segmento automotivo pode ser impactado com a diminuição de fornecimento de autopeças advindas da Argentina, o que pode gerar o retardamento da entrega de carros.

Vale ressaltar que, por enquanto, os danos são mínimos e só existirão caso a greve persista. No caso do agro, as alterações podem ser vistas a partir de 15 dias, porque a importação é mais corriqueira por ser perecível. Já em relação a autopeças, os efeitos começam a partir dos 30 dias.

Leia Também:

Cancelamento do voos

Na aviação, a companhia aéria Aerolíneas Argentinas informou o cancelamento de 255 voos, afetando cerca de 31 mil passageiros e com impacto econômico estimado em US$ 3 milhões. No Brasil, ao menos 62 voos foram suspensos, inclusive em Salvador, no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães.

Foi registrado o cancelamento do voo da Aerolíneas Argentinas que estava previsto para pousar às 23h30 e decolar às 00h25.

"Em relação aos voos cancelados, o impacto maior é sobre as pessoas e as empresas de aviação e companhias de viagem que terão que remarcar voos e perderão seus compromisso", pontuou a especialista.

O Portal A TARDE tentou contato com a Aerolíneas Argentinas, bem como outras companhias áreas que realizam viagens entre os respectivos trechos, para entender os prejuízo já registrados e possíveis impactos futuros. No entanto, até a publicação da matéria, não houve retorno.

Impacto no Brasil

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) indicam que a Argentina é um parceiro comercial estratégico do Brasil, com destaque para a exportação de produtos agropecuários, automóveis e autopeças brasileiras.

Em 2025, o comércio bilateral mostrou forte recuperação, com as exportações brasileiras para a Argentina, com crescimento de 51,2% até agosto, atingindo uma das maiores altas entre os principais destinos do Brasil.

Desta forma, para a economia brasileira, de modo geral, o impacto será pontual, considerando a Argentina o quarto maior parceiro comercial do país.

"O impacto inflacionário deverá ser pequeno, bem como o impacto sobre o câmbio que será bastante pontual pelo mesmo motivo, mas, que ocorrerá dada a importância dos produtos importados. Outro segmento que sentiremos muito será o alimentício, dado provável encarecimento no preço do trigo que é base para fabricação de diversos produtos", finalizou.

Como as greves na Argentina afetam a Bahia?

As greves na Argentina podem impactar a Bahia, principalmente devido ao aumento nos preços de produtos como trigo e carne bovina, uma vez que a Argentina é o principal parceiro comercial do estado.

Qual é o prazo para sentir os impactos nas importações?

Os impactos no setor agropecuário começam a aparecer em cerca de 15 dias, enquanto na indústria de autopeças, os efeitos podem se manifestar após 30 dias de paralisação.

Quantos voos foram cancelados devido às greves na Argentina?

A companhia Aerolíneas Argentinas cancelou 255 voos, o que afetou cerca de 31 mil passageiros, incluindo voos do Brasil, como os que partiam de Salvador.

Quais produtos brasileiros são mais afetados pelo impacto das greves?

Os produtos mais afetados incluem autopeças, automóveis e produtos agropecuários, já que a Argentina é um parceiro comercial estratégico para o Brasil.

Haverá um impacto inflacionário significativo no Brasil?

O impacto inflacionário do movimento grevista deve ser pequeno e pontual, mas pode haver um encarecimento de produtos alimentícios devido à alta no preço do trigo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Cancelamento de voos comércio Brasil-Argentina greves na Argentina Impacto Econômico Javier Milei reforma trabalhista

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Preço do pãozinho pode aumentar com a alta do preço do trigo
Play

Vídeo: gerente financeiro de facção é preso na Ilha de Itaparica

Preço do pãozinho pode aumentar com a alta do preço do trigo
Play

Vídeo mostra briga entre motorista de ônibus e ciclista na Bahia

Preço do pãozinho pode aumentar com a alta do preço do trigo
Play

Drogas para o Carnaval de Salvador: polícia apreende comprimidos de ecstasy e LSD

Preço do pãozinho pode aumentar com a alta do preço do trigo
Play

VÍDEO: idoso é arrastado por enxurrada durante temporal na Bahia

x