AZEVICHE
Edital voltado aos povos originários é lançado em cerimônia no Pelô
Ação visa fomentar projetos inovadores de povos e comunidades tradicionais
Por Da Redação
Destinado aos povos originários, o edital 'Azeviche: Inovações para Povos e Comunidades Tradicionais' foi lançado neste sábado, 15, no Museu Eugênio Teixeira Leal, Pelourinho.
Com investimento total de R$ 3,3 milhões, o edital visa fomentar projetos inovadores de povos e comunidades tradicionais, incluindo indígenas, ciganos, quilombolas e pescadores artesanais.
A titular da Sepromi, Ângela Guimarães, ressaltou a importância do edital para a valorização dos conhecimentos ancestrais e práticas sustentáveis desses grupos, que são essenciais para o desenvolvimento do estado.
"Com o uso de tecnologias inovadoras, essas comunidades poderão criar soluções que respeitem e preservem seus conhecimentos tradicionais, ao mesmo tempo em que alcançam a autonomia econômica".
A iniciativa é fruto de parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), e o Comitê de Cultura da Bahia, vinculado ao Ministério da Cultura (MinC).
Durante o lançamento, o secretário do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Igualdade Racial, Yuri Silva, reforçou a relevância do edital para políticas de reparação e inclusão
"É um edital importante por colocar recursos financeiros nos projetos dos povos e comunidades historicamente excluídos das políticas públicas, depois porque promove a ciência, inovação e empreendedorismo sobre outra ótica, que é a produção tecnológica da nossa gente".
Os interessados em submeter propostas podem acessar o edital completo a partir desta segunda-feira (17), no site da Fapesb, na aba Editais (2024). O formulário online para preenchimento dos projetos ficará acessível a partir do dia 21 de junho.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes