Eleito deputado, Zé Trovão vai ao STF para adequar restrições | A TARDE
Atarde > Bahia

Eleito deputado, Zé Trovão vai ao STF para adequar restrições

Zé Trovão foi eleito para uma cadeira na Câmara dos Deputados por Santa Catarina nas eleições de domingo, 2.

Publicado segunda-feira, 03 de outubro de 2022 às 15:25 h | Autor: Da Redação
Caminhoneiro será candidato pelo PL
Caminhoneiro será candidato pelo PL -

A defesa do caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão (PL-SC), vai acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) esta semana para tentar adequar as restrições impostas pela Corte com a situação de deputado federal a partir de 2023.

Zé Trovão, que é do mesmo partido de Jair Bolsonaro (PL) foi eleito para uma cadeira na Câmara Federal por Santa Catarina nas eleições deste domingo, 2. O caminhoneiro recebeu 71.140 votos.

Os advogados do caminhoneiro disseram que vão pedir ao Supremo a abolição ou, ao menos, a flexibilização de medidas, como a liberdade de locomoção. Zé Trovão só pode transitar por Santa Catarina e é obrigado a usar tornozeleira eletrônica.

“O próximo passo, no âmbito jurídico, será comunicar oficialmente o STF da superveniência deste fato novo, objetivando a abolição ou, ao menos, a flexibilização das medidas, em respeito a vontade popular, consagrada nas urnas, para que possa livremente exercer seu mandato”, diz a nota assinada pelos advogados Elias Mattar Assad e Thaise Mattar Assad.

Zé Trovão havia anunciado pelo canal no Telegram que seria candidato a deputado. A ferramenta foi posteriormente suspensa, em cumprimento a decisão do STF que vetou o uso de redes sociais. O caminhoneiro é investigado por articular atos com pautas antidemocráticas em 7 de Setembro de 2021 e teve a prisão preventiva decretada poucos dias antes das manifestações e ficou foragido no México até 26 de outubro, quando se entregou à Polícia Federal em Joinville (SC).

Em fevereiro, o ministro do STF Alexandre de Moraes revogou sua prisão domiciliar e impôs restrições ao caminhoneiro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.

Publicações relacionadas