BANZAÊ E RIBEIRA DO POMBAL
Força tarefa apreende mais de 300 kg de agrotóxicos em cidades baianas
Ação busca investigar morte de 90 milhões de abelhas na região
Por Da Redação
Uma força-tarefa conjunta apreendeu mais de 300 quilos de agrotóxicos durante fiscalização a vários estabelecimentos comerciais nas cidades de Banzaê e Ribeira do Pombal, nos dias 12 e 13 de setembro.
A ação foi realizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Polícia Civil da Bahia, Departamento de Polícia Técnica e Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental.
Segundo o promotor de Justiça Adriano Nunes, a investigação começou após as ocorrências de mortandade de cerca de 90 milhões de abelhas nos municípios de Ribeira do Pombal, Nova Soure, Cipó, Banzaê, Cícero Dantas e Heliópolis.
“O objetivo da ação foi investigar a suspeita de que os insetos morreram envenenados com um tipo de agrotóxico/inseticida utilizado nas lavouras e pastagens de forma irregular. Os defensivos agrícolas ilegais, por não seguirem as diretrizes e exigências do Ministério da Agricultura, do Ibama, da Anvisa e dos órgãos estaduais de defesa agropecuária, representam prejuízos ao agricultor pela baixa eficácia, além de causar danos ao meio ambiente, à saúde do aplicador e do consumidor”, aponta nota do MPBA.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes