SEGURANÇA
Jerônimo diz que pedirá criação de plano municipal de segurança pública
O pronunciamento foi feito durante a cerimônia de entrega de viaturas e a assinatura de adesão ao Programa Escuta SUSP
Por Flávia Requião e Luan Julião
Nesta sexta-feira, 18, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, participou de um evento no Farol da Barra, em Salvador, que marcou a entrega de novas viaturas para reforçar as ações das Polícias Civil e Militar e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) do estado. Entre os veículos entregues estão unidades blindadas, que serão fundamentais no combate à criminalidade em áreas de maior risco.
Além da entrega dos veículos, outro marco importante da cerimônia foi a assinatura da adesão ao Programa Escuta SUSP. Esse programa, que integra o Pró-Vida (Programa Nacional de Qualidade de Vida para o Profissional de Segurança Pública), busca oferecer assistência psicológica gratuita e especializada aos agentes de segurança pública, incluindo policiais civis e militares, bombeiros, peritos criminais e policiais penais. O objetivo é cuidar da saúde mental desses profissionais, que lidam diariamente com situações de estresse e risco.
Leia também:
>> Mais deputados anunciam apoio a Adolfo Menezes para reeleição na Alba
>> Lewandowski comenta projeto de auxílio psicológico a policiais
>> Vídeo: bairros de Salvador têm soltura de fogos por aniversário de traficante
Também foi destacado pelo governador a intenção de estender o pedido do Escuta SUSP, com uma demanda para todos os municípios baianos, a criação de um plano municipal de segurança pública.
"Nós vamos, ministro, pedir ajuda ao senhor, assim como estamos pedindo a escuta SUSP, para que a gente possa fazer um mutirão na Bahia, para que todos os municípios da Bahia tenham um plano municipal de segurança pública. Todos, todos, independente da coloração partidária, independente do tamanho da população", disse.
"Nós temos municípios como Salvador, como Feira de Santana, com dois milhões, um milhão, setecentas mil pessoas, e temos municípios com três mil, quatro mil habitantes. Todos precisam ter um lugar do prefeito, da câmara de vereadores, para discutir com a gente, porque às vezes o prefeito nunca pede alguma coisa equivalente à segurança pública. E, quando pede, é uma viatura nova ou uma delegacia nova. Isso é importante, mas eu também quero pedir ao prefeito que ilumine as ruas. Eu quero pedir ao prefeito que tenha uma guarda municipal. Nós estamos com um plano de capacitação das guardas municipais de cada município", completou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes