Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Líder do BDM usava advogados para se comunicar com facção de dentro do presídio

Caboclinho é suspeito de participação com na morte de PF Caribé e de ligação com o PCC

Por Da Redação

21/10/2024 - 8:46 h | Atualizada em 21/10/2024 - 9:00
O intuito é desarticular um esquema de apoio externo a líderes de facções criminosas presos no Distrito Federal
O intuito é desarticular um esquema de apoio externo a líderes de facções criminosas presos no Distrito Federal -

Apontado como uma das principais lideranças da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM), Jackson Antônio de Jesus Costa, conhecido como 'Caboclino', entrou na mira da Operação Cravante, deflagrada na manhã desta segunda-feira, 21, pela Polícia Federal. O intuito é desarticular um esquema de apoio externo a líderes de facções criminosas presos no Distrito Federal.

Leia Mais:

>> Megaoperação é deflagrada no Conjunto Penal de Feira de Santana

>> Inscrições para contratação via REDA no DPT começam nesta segunda

Segundo a PF, seis mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Brasília do TJDFT, são cumpridos no Distrito Federal e Bahia.

Informações repassadas pela Secretaria de Administração Penitenciária do DF (SEAP) constataram indícios de que pessoas diversas estariam se passando por um advogado, com a anuência deste, para se comunicarem com detentos reclusos no sistema prisional do DF.

Já a liderança presa faria uso da rede criminosa tanto para sua própria comunicação quanto para subsidiar contato externo para outros presos, com o objetivo de estender sua influência e atrair novos faccionados.

O preso suspeito de liderar o esquema possui passagens por organização criminosa e lavagem de dinheiro, motivo pelo qual se encontra preso preventivamente. Além disso, ele também é suspeito de participar do homicídio de um policial federal em Salvador, em setembro de 2023.

Os alvos dos mandados de prisão poderão responder pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 20 anos de reclusão. Eles também tiveram a suspensão da profissão decretada pela justiça. As investigações seguem em andamento.

A FICCO/DF é composta pela PF, PRF, SENAPPEN, PPDF, PMDF e PCDF. A Força tem por objetivo a integração e cooperação entre os órgãos de segurança pública em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade especialmente grave e violenta.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
O intuito é desarticular um esquema de apoio externo a líderes de facções criminosas presos no Distrito Federal
Play

Chefão do CV é alvo de nova operação contra o crime organizado na Bahia

O intuito é desarticular um esquema de apoio externo a líderes de facções criminosas presos no Distrito Federal
Play

Envolvidos na morte de investigador da Polícia morrem em operação

O intuito é desarticular um esquema de apoio externo a líderes de facções criminosas presos no Distrito Federal
Play

Guerra entre PCC e CV no sul da Bahia provoca mortes

O intuito é desarticular um esquema de apoio externo a líderes de facções criminosas presos no Distrito Federal
Play

Morro de São Paulo: lancha inunda e 14 pessoas são resgatadas no mar

x