Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
21/07/2023 às 13:45 - há XX semanas | Autor: Da Redação

BAHIA

Maior casamento coletivo em penitenciária é realizado em Barreiras

Projeto “Amor, Fonte Transformadora do Destino” foi realizado pelo TJ e Seap

Imagem ilustrativa da imagem Maior casamento coletivo em penitenciária é realizado em Barreiras
-

A Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (CGJ/TJBA), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), promoveu o maior casamento coletivo em estabelecimento penal do Estado. Ao todo, 42 reeducandos e suas respectivas noivas participaram da cerimônia. A ação foi realizada na última terça-feira, 18, por meio do Projeto batizado de “Amor, Fonte Transformadora do Destino”.

“Representa um dia importante pelo fato de amar muito minha esposa. Isso para mim é de efeito imenso, por não querer outra pessoa na vida a não ser ela”, disse o interno, Tiago, que já está ao lado de Ana Carolina há 5 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Maior casamento coletivo em penitenciária é realizado em Barreiras
| Foto: Ascom PJBA e Dircom Prefeitura de Barreiras

Segundo o TJBA, a ação tem o objetivo de assegurar às pessoas privadas de liberdade o direito constitucional à formação da família, garantindo-lhes o exercício da cidadania, um dos pilares para que possam se reestruturar e retornar à vida fora do cárcere.

“A família é base. O sentimento que tenho é que nós estamos fazendo com que essa base seja sedimentada por um projeto que torna a família mais unida e mais próxima de seus integrantes”, explicou o Corregedor-Geral do TJBA, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. Ao promover os casamentos nos estabelecimentos penais, o Corregedor-Geral afirma que surge uma oportunidade para as pessoas privadas de liberdade enxerguem que existe esperança e elas podem fazer novas escolhas ao saírem dali

Imagem ilustrativa da imagem Maior casamento coletivo em penitenciária é realizado em Barreiras
| Foto: Ascom PJBA e Dircom Prefeitura de Barreiras

O Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, José Antônio Maia, celebrou a segunda cerimônia realizada na unidade do Conjunto Penal de Barreiras. “É um Projeto de parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia que tem dado muito resultado. Fico muito feliz e engrandecido de estar podendo participar deste momento”.

O Oficial do Registro Civil da Comarca de Barreira, Rafael Sales Rebouças, destacou os benefícios sociais da ação. “É uma maneira de inserirmos os internos na sociedade de maneira humanizada. São criados novos laços familiares que auxiliam na pacificação social do interno e reiniciação na sociedade como um todo”.

Já o Diretor do Conjunto Penal de Barreiras, Major Elpídio do Sacramento, elogiou a ação como uma excelente cerimônia de ressocialização. “É interessante que os reeducandos se envolvem muito. Parabenizo a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça pelas ações e espero que perdure por muito tempo”.

Além do Corregedor Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, participaram da mesa de honra a Juíza Assessora Especial da Corregedoria Geral da Justiça, Liz Rezende de Andrade; o Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, José Antônio Maia Gonçalves; o Vice-prefeito de Barreiras, Emerson Hebert Cardoso, representando João Barbosa de Souza Sobrinho, prefeito da Cidade; o Diretor do Conjunto Penal de Barreiras, Major César Elpídio do Sacramento Almeida; o Presidente da Empresa Socializa, Eduardo Brim Fialho; o Chefe de Gabinete da Corregedoria Geral da Justiça, Yuri Bezerra Oliveira; o Defensor Público Jean Carlos Braga de Alcântara; a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia, Subseção Barreiras, Bárbara Scarlett Silveira Mariani; o Diretor Operacional da empresa Socializa, Dr. Rodrigo Azevedo; o Registrador responsável pelo 2º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Barreiras, Dr. Rafael Sales Rebouças; e a Ex-Secretária de Ação Social do Município, Carlúcia Macedo.

As ações da CGJ contam com o apoio do Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco.

Assuntos relacionados

Bahia barreiras Seap TJBA

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia barreiras Seap TJBA

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Bahia barreiras Seap TJBA

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Passarela de concreto desaba sobre carreta em movimento na Bahia

Play

Cacique e familiares são presos em aldeia por morte de indígena

Play

Câmera flagra ataque brutal de pitbull em condomínio na Bahia; assista

Play

Homem é preso após roubar TV de lanchonete no oeste da Bahia

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA