Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Moda no INDEX: marca baiana aposta em couro, búzios e tecido africano

Fundada há três anos, a Africalion já conquistou espaço em eventos nacionais

Isabela Cardoso e Jair Mendonça Jr.

Por Isabela Cardoso e Jair Mendonça Jr.

28/08/2025 - 19:18 h
CEO da Africalion, Leandro Santos
CEO da Africalion, Leandro Santos -

O INDEX 2025, maior feira de indústrias da Bahia, não é só palco para negócios, tecnologia e inovação. A moda também marca presença no evento, que acontece até sexta-feira, 29, no Centro de Convenções de Salvador.

Um dos destaques é a Africalion, marca baiana que trabalha com couro legítimo, búzios e tecidos africanos, unindo ancestralidade e design contemporâneo.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Fundada há três anos em Salvador, a Africalion já conquistou espaço em eventos nacionais como Feira Preta, Mercado Iaô, Ciência Negra e Expofavela. Agora, exibe no INDEX uma coleção que vai de bolsas e mochilas a peças agênero.

Leia Também:

Segundo o CEO da marca, Leandro Santos, a proposta vai além da moda. “A gente trabalha com matéria de couro legítimo, búzios e tecidos africanos. Bolsas, carteiras, pochetes, mochilas. E hoje também a gente está vindo com a parte de peças agênero. Hoje a gente consegue fomentar nos bairros e traz uma campanha com sete famílias que ajudam nesse processamento de fazer as peças... Participamos hoje em várias feiras. Feira Preta, Mercado Iaô, tem também a Ciência Negra, que teve em São Paulo, Expofavela e agora também na Index, aqui em Salvador", disse, em entrevista ao Portal A TARDE.

A produção da Africalion é descentralizada e envolve comunidades de diferentes bairros de Salvador, como Boca do Rio, Uruguai, Sete Portas e Itinga. Bordadeiras e costureiras locais participam da confecção das peças, fortalecendo a economia comunitária.

Para Leandro Santos, o diferencial da Africalion é unir estilo e pertencimento. “O propósito hoje é, além de levar a marca para um estágio diferente, que a gente vem batendo de frente nessas marcas que já estão consolidadas. A gente quer trazer identidade, ancestralidade, que as pessoas se identificam com as peças. Então, o propósito hoje é trazer identidade para as pessoas”, completou.

Imagem ilustrativa da imagem Moda no INDEX: marca baiana aposta em couro, búzios e tecido africano
| Foto: Jair Mendonça Jr | Ag. A TARDE

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cultura afro Index 2025 Moda negócios

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
CEO da Africalion, Leandro Santos
Play

Polícia mira grupo criminoso especializado em roubo de caminhões

CEO da Africalion, Leandro Santos
Play

Drogas com a imagem de entidade religiosa são apreendidas na Bahia

CEO da Africalion, Leandro Santos
Play

Ministra revela plano para combater invasão de terras na Bahia

CEO da Africalion, Leandro Santos
Play

Golpe da Sorte: Salvador é alvo de operação que bloqueou R$ 74 milhões

x