Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
22/01/2024 às 23:41 - há XX semanas | Autor: Da Redação

CONFLITOS

"Muitas vidas já foram perdidas", diz ministra para indígenas na Bahia

Ida da comitiva é uma resposta aos ataques violentos realizados por fazendeiros contra indígenas

Sonia Guajajara acompanha situação dos indígenas na Bahia
Sonia Guajajara acompanha situação dos indígenas na Bahia -

A ministra Sonia Guajajara; a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, e a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG), integrantes da comitiva interministerial do governo federal que seguiu nesta segunda-feira, 22, para a Bahia, visitaram os feridos em ataque de fazendeiros. Entre eles, está o cacique Nailton Muniz, do povo Pataxó Hã Hã Hãe, que se recupera de cirurgia após ter sido baleado no abdômen durante ação no domingo, 21.

A ofensiva dos fazendeiros ocorreu numa área de retomada próxima à Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, cujo território abrange áreas nos municípios de Pau Brasil, Camacan e Itaju do Colônia, a cerca de 550 quilômetros de Salvador. “O nosso povo precisa viver porque a história do nosso povo enriquece o nosso país. Não vamos aceitar sermos tratados dessa maneira”, disse o cacique durante a visita num hospital de Ilhéus.

A comitiva liderada pela ministra seguiu depois para TI Caramuru-Catarina Paraguassu, onde prestaram sua homenagem durante o velório de Maria de Fátima Muniz, pajé e irmã do cacique conhecida como Nega Pataxó, que morreu baleada no mesmo ataque. Nega Pataxó era liderança espiritual e professora com importante atuação junto à juventude e às mulheres indígenas e, com seu irmão, integrava redes de saberes tradicionais de Universidades brasileiras, sendo doutora em Educação por Notório Saber pela UFMG, e o cacique Nailton, doutor por Notório Saber em Comunicação Social pela mesma universidade.

A ministra disse que o MPI tem acompanhado as situações de conflitos que vêm acontecendo e se ampliando no Brasil inteiro. Ela acrescenta que o episódio de violência já é uma manifestação alinhada com a aprovação da tese do marco temporal pelo Congresso Nacional. “Aqui na Bahia, onde tudo começou, o início do Brasil, a presença dos povos indígenas ainda vive toda essa situação de lutar pelo seu território. E aqui muitas vidas já foram perdidas nesse confronto com fazendeiros, com grileiros de terra”, disse a ministra.

Também tomaram parte da comitiva, o assessor da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais da Secretaria Geral da Presidência, Luciano de Oliveira Gonçalves; a secretária-executiva do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, Rita Cristina de Oliveira; Jonata Carvalho Galvão da Silva, diretor de Promoção de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública; a diretora de Mediação e Conciliação de Conflitos Agrários do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Claudia Dadico; Jorge Alberto Sarmento dos Santos Tembé, assessor da Secretaria de Saúde Indígena, e o secretário Nacional de Direitos Territoriais Indígena do MPI, Marcos Kaingang; entre outros servidores federais, além de membros da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Assuntos relacionados

Bahia indígenas Nega Pataxó Sonia Guajajara

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia indígenas Nega Pataxó Sonia Guajajara

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Bahia indígenas Nega Pataxó Sonia Guajajara

Publicações Relacionadas

A tarde play
Sonia Guajajara acompanha situação dos indígenas na Bahia
Play

Empresário é condenado após incendiar homem em situação de rua na BA

Sonia Guajajara acompanha situação dos indígenas na Bahia
Play

Funcionário esfaqueia colegas durante horário de almoço em Jequié

Sonia Guajajara acompanha situação dos indígenas na Bahia
Play

Especialista em explosivos de 'duas identidades' é ligado ao CV; veja

Sonia Guajajara acompanha situação dos indígenas na Bahia
Play

Polícia Civil descobre 'bunker' do BDM em Lauro de Freitas

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA