CIN
Nova Carteira de Identidade chega a 343 cidades; saiba como fazer de graça
Desde abril de 2025, a ação já realizou 11,3 mil atendimentos
Por Redação

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) está agora em 343 municípios da Bahia, através do projeto CIN em Todo Lugar que pretende ampliar o acesso do documento em diversas cidades do estado. Desde abril de 2025, a ação já realizou 11,3 mil atendimentos e chegou a 75 cidades baianas que ainda não possuem postos fixos da Rede SAC.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP), através do Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), e a Secretaria da Administração (Saeb), com o SAC, além do Detran-BA.
Por meio de um convênio, as prefeituras recebem um kit multibiométrico e também a devida capacitação de pessoal para o funcionamento do Ponto de Identificação. "A solicitação da nova carteira de identidade será realizada direto pelo sistema, possibilitando mais rapidez na demanda e também na entrega do documento”, explica o diretor do IIPM, Bruno Fróes.
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Gratuito em sua primeira via, a CIN se destaca por ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para tirar a nova carteira de identidade, o interessado precisa se dirigir ao Posto de Identificação vinculado à prefeitura local.
O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, destaca o empenho do governo estadual em intensificar o investimento em ações e serviços transversais.
“A coleta de biometria e a emissão dos documentos CNH e CIN são feitas hoje pelo Detran, através do consórcio Bahia Digital. O objetivo da contratação integrada é ampliar cada vez mais, possibilitando a construção de uma base de identificação única do Estado. Isso garante mais comodidade, segurança e eficiência nos serviços oferecidos ao cidadão”, ressalta Pimentel.
Como tirar CIN
A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.
Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados.
A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
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