BAHIA
Petrobras está perto de retomar o controle da Refinaria de Mataripe
Expectativa dos petroleiros é que a unidade do Amazonas também volte ao controle estatal
Por Da Redação
A volta do controle da refinaria de Mataripe (antiga refinaria Landulpho Alves - Rlam), na Bahia, para a Petrobras está próxima de acontecer, segundo indicam as negociações em curso com o grupo árabe Mubadala Capital, que adquiriu a unidade em março de 2021.
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) foi informada de que os trabalhos de due diligence realizados pela Petrobras já foram concluídos, com análise e avaliação de aspectos financeiros, operacionais, jurídicos, e regulatórios, que são estratégicos para a empresa.
Leia Mais:
>> Preço médio da gasolina em Salvador tem variação mais alta que nível nacional
>> Novo reajuste da Acelen afetará corridas por app, entregas e inflação
Diante disso, a perspectiva da FUP é de que a operação de recompra da refinaria seja anunciada em breve, com oferta vinculante para a possível transferência integral do controle da refinaria baiana, que tem capacidade de produção de 377 mil barris/dia de produtos de alto valor agregado, e responsável pelo abastecimento de todo o estado da Bahia, além de outros no Nordeste e Minas Gerais. O valor de compra continua em negociação e considera o repasse de 100% do controle, conforme interesse também do grupo árabe.
“A refinaria foi vendida a preço de banana, por apenas US$1,65 bilhão, embora a precificação de mercado indicasse, na época, que a refinaria valia cerca de US$ 4 bilhões”, destaca o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, citando estudos do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes