PESO NO BOLSO
Privatizada, refinaria baiana tem gasolina mais cara do Brasil
A refinaria de Mataripe comercializa a gasolina por um valor 27,4% mais caro do que a Petrobras
Por Da Redação
A refinaria de Mataripe, privatizada no ano passado ao fundo de investimento árabe Mubadala, já comercializa a gasolina por um valor 27,4% mais caro do que a Petrobras, de acordo com estimativas do Observatório Social da Petrobras (OSP), organização ligada à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). As informações foram levantadas pelo Estadão.
O Portal A TARDE também mostrou que a empresa tem feito reajustes em quantidade e valor maiores que a média nacional. Desde que assumiu o controle da refinaria no final de 2021, a Acelen já reajustou cinco reajustes de preços. Com isso, a refinaria de Mataripe tem o combustível mais caro do Brasil.
Os valores praticados pela refinaria deve fazer da Bahia, o estado com a gasolina mais cara do Brasil, a frente do Rio de Janeiro, que hoje lidera com o maior preço e ICMS do país. Vale lembrar, que na Bahia, o ICMS está congelado por decisão do governo estadual.
“Chegamos a um momento em que a população deve decidir se seguiremos com a agenda privatista ou se manteremos os ativos estatais da Petrobras. Se o processo de privatização do parque de refino da companhia continuar, isso que está acontecendo na Bahia se ampliará para o restante do Brasil", afirmou ao Estadão, Eric Gil Dantas, economista do OSP e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes