Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
11/09/2024 às 10:40 - há XX semanas | Autor: Azure Araujo

PARALISAÇÃO

Professores das redes estaduais voltam a paralisar atividades

Proposta de recomposição salarial do Governo do Estado é recusada pela categoria

Universidade Estadual da Bahia (Uneb)
Universidade Estadual da Bahia (Uneb) -

Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Uebas) retomaram a paralisação das atividades nesta quarta-feira, 11, após não chegarem a um acordo com o Governo do Estado sobre a proposta de reajuste salarial.

Entre as universidades que iniciam a paralisação a partir desta quarta-feira estão a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Em protesto, um ato unificado é realizado no Campus I da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) desde 6h30, no bairro do Cabula.

Segundo a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), as negociações sobre a recomposição salarial estão em sua quarta rodada de discussões. Durante a paralisação, a partir das 15h, está prevista uma nova reunião entre o Fórum das Associações Docentes (FAD) e a Secretaria de Educação (SEC).

Um calendário de mobilização do movimento docente para realização de assembleias, está marcado para o dia 16 de setembro em discussão sobre deflagração de greve.

Leia mais:

>> Professores de universidades estaduais da Bahia aprovam paralisação

>> Educação da Bahia avança no Ideb pelo terceiro ano seguido

As negociações de recomposição salarial dos docentes estaduais acontece desde abril deste ano. Conforme o sindicato dos professores, o governo cedeu à mesa de negociação após a decisão das assembleias docentes pelo indicativo de greve, aprovado em junho.

Em nota, o Governo da Bahia informou que mantém reuniões frequentes com as representações das universidades estaduais e continua aberto a diálogo com a categoria. E reforçou querer fortalecer o ensino público com maior investimento nas universidades estaduais e na valorização dos docentes técnicos.

A Aduneb comunicou que a proposta de reajuste salarial do movimento docente consiste em três aumentos de 5,7%, a serem aplicados em janeiro de 2025, janeiro de 2026 e dezembro de 2024, respectivamente, totalizando 17,42% em dois anos (2025 e 2026), com data-base em janeiro.

Em revisão no quadro de vagas da carreira para ampliação do fluxo, em 2023, o governo do estado, disse ter promovido mais de 500 professores das quatro universidades públicas estaduais (Uefs, Uneb, Uesc e Uesb) foram promovidos, .

Segundo o governo também, os ganhos médios dos docentes universitários variam de 7,83% a 9,69%, além de um reajuste complementar de 2,53% e acréscimos de 0,73% a 2,52% devido à recomposição dos interstícios entre as classes. Eles também receberam a conversão da licença-prêmio em vantagem financeira e um reajuste linear de 4%, retroativo a fevereiro de 2023.

Técnicos e analistas universitários tiveram um reajuste de 4%, um acréscimo de 2,53% e a garantia de um novo quadro de vagas, aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Assuntos relacionados

paralisação Rede estadual uneb

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

paralisação Rede estadual uneb

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

paralisação Rede estadual uneb

Publicações Relacionadas

A tarde play
Universidade Estadual da Bahia (Uneb)
Play

VÍDEO: ex-rodoviário furta ônibus e atinge três carros em Salvador

Universidade Estadual da Bahia (Uneb)
Play

Morro de São Paulo: mais de 500 pessoas combateram incêndio em pousada

Universidade Estadual da Bahia (Uneb)
Play

VÍDEO: motorista de ônibus escolar evita tragédia após perder freio

Universidade Estadual da Bahia (Uneb)
Play

Saiba quem são as vítimas do acidente que deixou três mortos na BR-324

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA