Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SÃO JOÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
20/06/2024 às 16:04 - há XX semanas | Autor: Felipe Sena

SÃO JOÃO

Como aproveitar período junino e manter alimentação equilibrada

Nutricionista explica como curtir as festividades sem abrir mão de um alimentação saudável e como manerar no álcool

Imagem ilustrativa da imagem Como aproveitar período junino e manter alimentação equilibrada
-

O período de festejos juninos no Nordeste é marcado por pratos ricos em calorias, como canjica, arroz-doce, mungunzá, entre outros. Por isso, “moderação” é a palavra-chave para ter uma alimentação equilibrada durante o período.

“Não me dê, não tenho autocontrole”, mostram memes que circulam nas redes sociais sobre o amendoim cozido, por exemplo, e muito consumido durante o período junino. No entanto, em entrevista ao Portal A TARDE, o nutricionista Haroldo Lordello explica que é possível consumir este e outros alimentos calóricos da época, com equilíbrio.

Quantas refeições por dia?

O São João é marcado por uma mesa farta de alimentos ricos em carboidratos, mas segundo o nutricionista Haroldo é importante também se programar para realizar um número fixo de refeições. “Um problema nessa época é que se perde muito a noite com festejos, reduzindo muito o número de refeições principais”, diz o especialista.

Segundo Haroldo é importante realizar pelo menos três refeições por dia, principalmente o café da manhã. “É importante ter um bom consumo de proteínas: queijos, ovos, para balancear o consumo calórico”.

Alimentos ricos em nutrientes

Para manter o equilíbrio, uma das opções é consumir alimentos da época que proporcionem um número maior de nutrientes para o organismo. “Opções saudáveis são o milho cozido, os ovos caipiras, o bolo de fubá, de aipim”, afirma Haroldo.

“O milho e a laranja tem muito carboidrato e vitamina C, que tem antioxidante. A raízes típicas dessa época como o aipim e inhame são ótimas fontes de fibras que vão ajudar no trânsito intestinal e os ovos caipira são uma fonte de proteína mais saudáveis do que o ovo de granja, que são ricos em hormônio e não há resquícios de agrotóxico”, explica.

Pesou a mão no álcool?

“Em relação ao álcool é a consciência”, diz o especialista. Segundo ele, o álcool é uma bebida tóxica para o organismo, principalmente se ingerido em excesso, por isso, o recomendado é evitar. Entretanto, com diversas opções de licor no mercado durante a época junina, fica difícil cumprir a recomendação.

Por isso, é importante ter moderação. “Pode provar um pouco de cada licor, mas o excesso de álcool, vai atrapalhar o correto funcionamento do metabolismo”, reforça o especialista.

“É importante deixar o consumo de álcool para o momento das festas. Se vai ter uma quadrilha na família, guarde esse momento para o consumo de álcool, e sempre se hidrate a cada copo de bebida alcoólica. Ou se o momento de consumir será durante os shows, guarde o consumo de álcool para essas situações, e no restante do dia, hidratação”, complementa.

E o queridinho da época?

Geralmente consumido em grandes quantidades, também é necessário equilíbrio na hora de comer o amendoim cozido. “O amendoim não é um alimento saudável, mas a questão é a quantidade. É um alimento muito calórico e rico em gorduras. Então poucas quantidades, já vão oferecer grandes calorias. É interessante ter moderação”, pondera o especialista.

Conforme diz Haroldo, “a alimentação precisa respeitar nossa cultura, que é de consumir os alimentos típicos das festas juninas. Não tem problema nenhum consumir, desde que haja um balanço”.

Assuntos relacionados

alimentação alimentação saudável São João 2024 Saúde

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

alimentação alimentação saudável São João 2024 Saúde

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

alimentação alimentação saudável São João 2024 Saúde

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Vídeo: fã de Igor Kannário invade palco de show no interior da Bahia

Play

São Pedro: Veja atrações desta segunda no Parque de Exposições

Play

Cristian Bell e Franklin dançam no palco com Safadão no Parque

Play

Saiba como está a BR-324 em volta para Salvador após feriado

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA