SAÚDE NO ARRAIÁ
Mais de 500 mil preservativos serão distribuídos nas festas
Ação do governo baiano visa a conscientizar a população sobre a importância do sexo seguro para a saúde
Por Da Redação
Montados em Amargosa, Cachoeira, Ibicuí, Irecê, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim durante as festas juninas, para ofertarem testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), os estandes de testagem da Secretária da Saúde do Estado (Sesab) também serão pontos de conscientização sobre sexo seguro e de distribuição de preservativos. A iniciativa, segundo a pasta, faz parte de um investimento de R$ 4,5 milhões do governo do Estado em ações de saúde durante o São João.
Além de serem entregues nos postos de testagem, os mais de 500 mil preservativos serão distribuídos em diversos municípios baianos em locais de grande concentração de pessoas. Durante as festas, promotores farão a entrega das camisinhas e panfletos com informações sobre prevenção e orientação.
>> Grandes festas juninas receberão ações de prevenção a ISTs
A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, afirma que os postos são importantes não somente pelas testagens, mas também por todo o trabalho de alerta para a prevenção de ISTs. “Nosso objetivo alertar baianos e turistas sobre a importância da prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis e a prática do sexo seguro”, destaca.
Essa estratégia da Sesab será feita pelo segundo ano consecutivo no São João e já vem sendo realizada em outros grandes eventos, como o carnaval e a micareta de Feira de Santana. “Aprovo essa iniciativa, porque a gente está no meio da festa, mas não pode esquecer da prevenção”, afirmou Luiza Lima, moradora de Feira de Santana, durante a micareta realizada em abril.
Prevenção combinada
Outra forma de se prevenir do HIV é a PrEP, a Profilaxia Pré-Exposição, método que também é explicado pelos profissionais que atuam nos estandes de testagem. Na PrEP, o indivíduo toma medicamentos antes da relação sexual, permitindo ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.
Uma das unidades que fazem o acompanhamento das pessoas que querem aderir a esse método é o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), unidade da Sesab especializada no tratamento de ISTs.
O médico infectologista Alessandro Farias aponta que a PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV. No Cedap, onde ele atua, é preciso inicialmente que a pessoa passe por uma triagem. “No primeiro atendimento identificaremos se a PrEP é o método mais indicado para o indivíduo”, detalha. “Passado este primeiro contato, serão feitos exames para verificar se há alguma infecção prévia. Então, a pessoa segue para consulta com um médico infectologista. A partir dai, se for de fato o mais indicado, ele começa a receber os medicamentos.”
O jornalista Bruno Brasil é um dos que fazem seu acompanhamento para uso da PrEP no Cedap. Ela conta que desde que ficou sabendo dessa possibilidade de prevenção, buscou orientação. “Ter a PrEP como mais uma medida de prevenção ofertada pelo SUS é revolucionário”, avalia. “No acompanhamento, também faço exames periódicos para saber como está a minha saúde.”
Alessandro Farias é taxativo ao afirmar que mesmo com o uso da PrEP o preservativo não deve ser esquecido. “A prevenção combinada é a estratégia mais interessante, pois protege das diversas ISTs”, alerta.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes