Trabalhadores da antiga Rlam anunciam paralisação nesta quarta-feira | A TARDE
Atarde > Bahia

Trabalhadores da antiga Rlam anunciam paralisação nesta quarta-feira

Movimento é contra demissão de empregados após privatização da unidade

Publicado terça-feira, 05 de março de 2024 às 17:17 h | Atualizado em 05/03/2024, 19:36 | Autor: Da Redação
Paralisação é um protesto contra as demissões na Refinaria Mataripe
Paralisação é um protesto contra as demissões na Refinaria Mataripe -

Os trabalhadores da Refinaria Mataripe, antiga Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, decidiram pela paralisação das atividades nesta quarta-feira, 6, a partir das 6h15. 

O movimento foi aprovado em reunião com representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP), do Sindipetro Bahia e do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Siticcan). Eles afirmam que o ato é uma resposta à política de demissão em massa de empregados próprios e terceirizados implementada pela atual gestão da refinaria, privatizada em novembro de 2021.

A refinaria, vendida ao fundo árabe Mubadala, é administrada pelo grupo Acelen, que é apontada pelo sindicato como a responsável pela demissão de 150 trabalhadores, sendo 30 próprios e 120 terceirizados. A empresa conta hoje com 1.725 empregados, dos quais 700 terceirizados. Somente nesta terça-feira,5, foram dispensados 28 empregados.

“Lutamos pela manutenção dos empregos e contra a política irresponsável da Acelen que promove a cada dia demissão em massa”, afirma Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP.

Atualmente, as entidades sindicais vinham travando negociações em defesa de 300 funcionários da Petrobrás transferidos da refinaria, depois da privatização.

Em viagem ao Oriente Médio, no último mês, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou que está construindo uma parceria com o fundo árabe Mubadala Investment Company para que a estatal brasileira retome a operação da Rlam. “Tudo indica que depois desse anúncio, a Acelen está reduzindo o número de efetivo - próprio e terceirizado - o que impacta na manutenção das unidades e na segurança das atividades”, disse Bacelar.

Ele acrescentou que a FUP vem recebendo denúncias de que no Terminal Madre de Deus,na Bahia - operado pela Transpetro, mas vendido ao fundo Mubadala junto com a Rlam - os contratos de manutenção foram reduzidos, provocando demissões de pessoal.

Resposta

Em nota ao Portal A TARDE, a gestão da Refinaria de Mataripe negou a prática de  demissão em massa. Veja na íntegra: 

"A Refinaria de Mataripe esclarece que está em constante busca por mais eficiência e competitividade para sua operação. Reforça ainda que não existe demissão em massa como citado pelas entidades. Nosso compromisso continua sendo com o abastecimento regional em condições competitivas de mercado e com o diálogo próximo às entidades sindicais".

Publicações relacionadas