BAHIA
Usina de Beneficiamento de Pescados é inaugurada na Ilha do Bom Jesus dos Passos
Isabela Suarez ressalta impacto do novo equipamento no trabalho das marisqueiras

Por Cássio Moreira

A Ilha do Bom Jesus dos Passos, na Baía de Todos-os-Santos, ganhou um novo equipamento para desenvolver e fortalecer os trabalho das marisqueiras do local. Foi inaugurada nesta quinta-feira, 16, a Usina de Beneficiamento de Pescados, fruto da parceria entre a Fundação Baía Viva, a ONG italiana Associação Voluntária Amici di Sardegna ETS e a Colônia de Pescadores Z3.
A usina ajudará no processamento dos pescados, da limpeza à sua utilização, dando margem para variadas maneiras de comercialização dos produtos. O processo inicial será realizado com o uso de um equipamento, adotando como padrão o conceito dos países da União Europeia, que não vende os pescados 'in natura'.
Na sequência, as marisqueiras catam e embalam os pescados, levando para as câmaras frias. Parte desses produtos poderão ser vendidos nas lojas já existentes na ilha, dando aos turistas as opções de consumo da culinária local ou aquisição da matéria-prima.
"O marisco chega, ele passa por uma primeira lavagem, depois vai para a joia da coroa, que é a usina. A gente está trazendo para cá um conceito da União Europeia, onde nenhum produto pode ser vendido in natura, passando por um processo de purificação porque é um organismo que se alimenta de tudo que tem na corrente marinha [...] Esse equipamento tem bombeamento contínuo de água do mar", explicou Jonatas Spindola, coordenador da unidade pesqueira, ao apresentar a estrutura do espaço.

"As marisqueiras vão catar, embalar, levam para as câmaras frias. A fundação cedeu uma loja, elas vão ter uma loja específica para venda dos produtos do mar. O turista vai poder consumir na hora ou levar o produto para a casa", reforçou.
Força feminina
Presidente da Fundação Baía Viva, uma das idealizadoras da usina, e da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Suarez destacou, em entrevista ao Portal A TARDE, o papel da usina no processo de emancipação das mulheres marisqueiras da região.

"A usina ajuda a partir do momento em que agrega valor, mais valor ao trabalho dessas mulheres. O beneficiamento impacta no valor do pescado. A partir do momento em que você contribui para a melhoria da renda, para o desenvolvimento inclusivo, isso impacta na autoestima, na confiança, no saber fazer, porque existe um processo de capacitação que já acontece. Impacta em novas possibilidade, impacta na independência dessas mulheres", destacou.

Isabela Suarez citou ainda o impacto da emancipação financeira no emocional das mulheres, que agora terão a oportunidade de romper barreiras geográficas com o trabalho que será feito na usina.
Quando a gente fala em emancipação, a gente não pode deixar de lado a emancipação financeira, que contribui muito para a emancipação emocional. Agora elas têm a chance de mostrar para o mundo
Ganha a Bahia
Diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), André Cavalcanti ressaltou o impacto da chegada do equipamento para a desenvolvimento da comercialização do marisco na região.
"A implantação da usina representa um avanço estratégico para agregar valor à produção local e fortalecer a economia da pesca artesanal. A Bahia tem uma extensa faixa litorânea e o nosso desafio é transformar esse potencial em projetos que irão agregar valor aos produtos da pesca, desenvolvimento sustentável e geração de renda para quem vive da economia do mar”, afirmou.
Equipamento
A Usina de Beneficiamento de Pescado de Bom Jesus dos Passos vai oferecer melhores condições de trabalho para quem vive da pesca. A estrutura possui 100 metros quadrados e conta com bancadas e pias para higienização dos mariscos, caixas coletoras, depurador, fogão e freezers.
O processo de produção da pesca ao comércio envolve processos de lavagem, limpeza, cozimento, catação e congelamento até se tornar um produto final com maior controle de qualidade e valor agregado. Os trabalhadores receberão aulas práticas de beneficiamento para transformar mariscos e peixes de baixo valor comercial em produtos de maior valor agregado, a exemplo de linguiça, hamburguer e patê.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes