DESCONTENTES
30% dos brasileiros são 'detratores' de suas últimas empresas
Pesquisa mapeou a experiência dos funcionários em companhias brasileiras
![Segundo levantamento do Sebrae pequenos negócios respondem por 85% das contratações em fevereiro](https://cdn.atarde.com.br/img/Artigo-Destaque/1220000/1200x720/Artigo-Destaque_01227043_00-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1220000%2FArtigo-Destaque_01227043_00.jpg%3Fxid%3D5796850%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1721527180&xid=5796850)
Pesquisa a da empresa de tecnologia SoluCX revela que três em cada dez profissionais brasileiros são detratores do último trabalho que tiveram. O levantamento da SoluCX ouviu 1692 pessoas e foi batizado de A experiência do colaborador no Brasil, utiliza a métrica do eNPS (employee net promoter score), uma versão para os funcionários do NPS (net promoter score), que indica o grau de satisfação de um cliente com uma empresa.
Entre os ouvidos, apenas 39,9% deram notas de recomendação que os classificariam como promotores da antiga empresa. Outros 32,6% deram pontuações que os colocam como detratores e, por fim, 27,5% são neutros em relação ao ex-empregador.
O estudo da SoluCX se debruça sobre um tema que está na pauta de boa parte dos profissionais de Recursos Humanos: a experiência dos funcionários (do inglês employee experience). A pesquisa também mostrou que a maioria dos brasileiros quer mudar de emprego atualmente, com 61,7% expressando a vontade de pedir demissão da empresa atual.
Nesse contexto, o home office pode ser um elemento de atração ou retenção dos profissionais que as empresas devem prestar atenção em meio aos mandatos de retorno obrigatório ao escritório. Isso porque, segundo o estudo, 81% dos trabalhadores gostaria de trabalhar em regime de home office. Outros 18% também dizem que ter a possibilidade de trabalhar remotamente é um motivador para trocar de emprego.
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro