TRAGÉDIA
Adolescente de 13 anos morre após ataque de tubarão em Pernambuco
Pernambuco tem 82 casos registrados de ataques de tubarão desde 1992

Um adolescente de 13 anos morreu nesta quinta-feira, 29, após ser mordido por um tubarão na praia de Del Chifre, em Olinda (PE). O jovem chegou a ser socorrido e levado às pressas para o hospital Tricentenário, em Olinda
No entando, segundo o médico Levy Dalton, que atendeu o garoto, a vítima já chegou morta ao hospital, provavelmente por perder muito sangue:
"Ele tinha uma lesão bastante extensa, num local de artérias no membro inferior, e como a lesão foi bastante extensa, provavelmente ele perdeu bastante sangue. E isso foi o quadro que fez o levar a um quadro de óbito. Ele já chegou aqui na unidade sem vida".
Leia Também:
O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit), da secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco e de Fernando de Noronha, afirmou que a praia onde ocorreu o ataque possui quatro placas que sinalizam o risco de alerta de ataque de tubarão, além de prática de esportes náuticos ou surfe ser proibida no local. Também há o alerta para evitar banho de mar.
Segundo o Cemit, Del Chifre é monitorada para registro de incidentes desde a década de 1990. A nota divulgada pelo Governo de Pernambuco, no entanto, não deixa claro se havia a presença de agentes no local.
Além do caso desta quinta-feira, foram registrados ataques a banhistas na praia de Del Chifre em 2006 e 2008, quando praticantes de esportes foram mordidos por tubarões.
Prevenção aos ataques
Ao todo, Pernambuco tem 82 casos registrados de ataques de tubarão desde 1992. Como forma de prevenção ao problema, 150 placas de alerta estão espalhadas pelo litoral do estado, 13 delas em Olinda.
Além disso, o governo de Pernambuco tem o plano de monitorar a circulação de tubarões através de chips:
"A área costeira da Região Metropolitana do Recife e Arquipélago de Fernando de Noronha tem uma série de ações voltadas à educação ambiental, pesquisa e monitoramento de incidentes com tubarões em andamento, num investimento de mais de R$ 5 milhões. Dentre eles, a retomada do edital de monitoramento de tubarões, com microchipagem, na Região Metropolitana, após 11 anos".
O plano é discutido pelo governo desde 2023, quando três incidentes ocorreram em um intervalo de 15 dias — dois na praia dos Milagres, em Olinda, e outro na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




