Cappelli diz que vídeos vão provar inocência de Gonçalves Dias | A TARDE
Atarde > Brasil

Cappelli diz que vídeos vão provar inocência de Gonçalves Dias

Divulgação das filmagens foi determinada na sexta-feira, 21, pelo ministro Alexandre de Moraes

Publicado sábado, 22 de abril de 2023 às 10:27 h | Atualizado em 22/04/2023, 10:43 | Autor: Da Redação
Ministro interino, Ricardo Capelli, foi interventor na segurança do Distrito Federal após os ataques do último dia 8 de Janeiro
Ministro interino, Ricardo Capelli, foi interventor na segurança do Distrito Federal após os ataques do último dia 8 de Janeiro -

O ministro interino do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Ricardo Cappelli, afirmou que a averiguação do sigilo das imagens internas gravadas no Palácio do Planalto, no dia 8 de Janeiro, vão provar que o general Marco Gonçalves Dias, que pediu demissão do cargo, não foi de apoio aos extremistas que depredaram o prédio. O vídeo foi divulgado pela CNN Brasil na última quarta- feira, 18, e mostra o agora ex-ministro no Planalto durante os atos.

A divulgação das filmagens foi determinada na sexta-feira, 21, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com Cappelli, os vídeos devem provar que não há fato que incrimine o ex-ministro.

Ele disse que o GSI tinha mantido o sigilo das imagens para respeitar o segredo de justiça das investigações sobre os ataques conduzida pelo STF.  Cappelli disse ainda que a ordem para quebrar o sigilo foi expedida poCappelli also said that the order to break secrecyr Moraes depois de consulta feita por ele quanto à possibilidade de se tornar pública a íntegra dos vídeos.

Em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta sexta-feira, 21, Capelli afirmou que o general Gonçalves Dias é um servidor com décadas de serviços prestados ao Estado brasileiro e que seria importante que as pessoas vissem as imagens sem cortes, sem edição, já que de acordo com ele, foram feitos cortes com claro intuito de atingir o governo e o general.

O ministro interino foi interventor na segurança do Distrito Federal após os ataques do último dia 8 de Janeiro. Ele também é secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.  No primeiro dia à frente da pasta, após determinação de Moraes, Cappelli enviou ao STF uma lista com 10 nomes de agentes do GSI que aparecem nos vídeos do ataque.

No 1º dia à frente da pasta, Cappelli mandou ao STF uma lista com 10 nomes de agentes do GSI que aparecem nos vídeos da data do ataque depois de determinação de Moraes.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS