Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL

BRASIL

Desembargador diz que Brasil vive epidemia de autismo: "Mina de dinheiro"

Magistrado criticou valor de pensão para criança com Transtorno do Espectro Autista

Redação
Por Redação
Amílcar Robert Bezerra Guimarães
Amílcar Robert Bezerra Guimarães -

O desembargador Amílcar Robert Bezerra Guimarães, do Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA), causou polêmica ao comentar um processo de pensão alimentícia para uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante o julgamento, ele afirmou que o Brasil vive uma “epidemia” de diagnósticos de autismo, que estaria beneficiando financeiramente médicos e clínicas, e sugeriu que a mãe estaria sendo manipulada.

Leia Também:

BRASIL

MPF denuncia mandante de assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips
MPF denuncia mandante de assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips imagem

MUDANÇA NA CBO

Trancistas celebram reconhecimento inédito da profissão; veja o que muda
Trancistas celebram reconhecimento inédito da profissão; veja o que muda imagem

PRÁTICA NO BRASIL

Ritual enterra pessoas vivas em retiro por 'renascimento'; saiba como é
Ritual enterra pessoas vivas em retiro por 'renascimento'; saiba como é imagem

Guimarães criticou a decisão que fixou a pensão em 25% dos rendimentos do pai, um tenente-coronel, dizendo que a criança teria deixado de ser “filho” para se tornar um “transtorno”. Ele também afirmou que “não há melhora” no tratamento e que esse tipo de diagnóstico se tornou uma “vaca leiteira”.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Guimarães ainda insinuou que a mãe do menino estaria em dificuldade por não ter se casado com alguém rico: "Talvez se a moça tivesse se casado com Antônio Ermírio de Moraes, não teria tido esse tipo de problema."

As declarações geraram ampla repercussão negativa. A OAB do Pará publicou nota de repúdio, classificando as falas como preconceituosas."As falas reforçam estigmas, naturalizam preconceitos e atentam contra os direitos das crianças, das mulheres e das pessoas com deficiência, além de evidenciarem uma preocupante expressão de capacitismo institucional e desconhecimento sobre a realidade das famílias atípicas", afirmou a entidade.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Autismo epidemia julgamento TEA Transtorno do Espectro Autista

Relacionadas

Mais lidas