NOME FORTE
Desembargador que concedeu habeas corpus a Lula é cotado para o STJ
Apesar de ser considerado favorito, Rogério Favreto ainda vai passar pelo crivo do STJ
Por Bernardo Rego
Em janeiro do ano que vem vai abrir uma vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a aposentadoria da ministra Assusete Magalhães. O principal nome para ocupar a cadeira é o desembargador Rogério Favreto. Ele foi o magistrado que concedeu um habeas corpus a Lula em julho de 2018. A informação é da colunista Carolina Brígido, do Uol.
Segundo ela, Favreto já é considerado o favorito no meio político. Contudo, o nome dele ainda vai passar pelo crivo do STJ. O magistrado deve concorrer com nomes, por exemplo, como o do desembargador Ney Bello, ligado ao ministro Flávio Dino e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, além dos desembargadores Carlos Brandão e Daniela Maranhão, ligados respectivamente ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Ao contrário do STF, o STJ tem as cadeiras preenchidas por representantes da Justiça Federal, da Justiça Estadual, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A vaga que será aberta em janeiro é de direito da Justiça Federal.
Favreto concedeu o habeas corpus a Lula após a defesa recorrer e argumentar que a decisão de prisão deveria ser revista, já que o petista tinha a intenção de se candidatar nas eleições de 2018. O habeas corpus, no entanto, foi derrubado pelo relator do caso, o desembargador Gebran Neto, que em um segundo pedido determinou que Favreto se abstivesse de qualquer ato relacionado à decisão de prisão do agora presidente.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes